4 dicas para fazer uma palestra de vendas impecável

Compartilhar

Uma palestra pode ter como base vários temas e servir a diferentes propósitos. Mas o que poucos gestores de PMEs sabem é que uma palestra de vendas impecável pode ser uma ótima alavanca para levar os resultados às alturas.  

Um bom exemplo são as apresentações anuais que Steve Jobs fazia para anunciar as novidades da Apple. Milhares de pessoas aguardavam ansiosamente por esses eventos e, mesmo depois de sua morte, continuam comprando os produtos da empresa a cada lançamento.

Para que você saiba como seguir o mesmo exemplo e fazer palestras de vendas assertivas, listamos algumas das estratégias que não podem ficar de fora da sua apresentação.

1. Capte a atenção para a palestra de vendas

A melhor forma de começar sua palestra de vendas — e garantir que seu público mantenha o interesse enquanto você fala — é começar com uma promessa. Você deve mostrar o que o produto ou o serviço que você vai apresentar traz de benefício para quem assiste.

Assim, se você é um fornecedor de softwares de gestão para empresas, você poderá dizer que até o fim da sua palestra, o público saberá como aumentar a produtividade dos seus negócios em 70%, por exemplo.

Mas lembre-se: promessas devem ser cumpridas e precisam ressoar em seus potenciais clientes. Há formas de falar diretamente com o público que podem ajudar nessa missão de conquista. Para isso, você deve conhecer bem não só os benefícios dos seus produtos, mas também quem é a sua persona.

2. Desperte o interesse do seu público

Em seguida, é hora de despertar o interesse. Isso deve ser feito demonstrando como o seu produto vai ajudar quem o adquirir a conquistar os objetivos citados no início da palestra.

Aqui, uma boa dica é não se basear apenas em dados, mas contar uma história por trás dos números. Isso ajuda a envolver o público, deixando a palestra mais interessante, além de tornar as informações mais reais e palpáveis.

goomark-2

3. Instigue o desejo de compra

É o momento de instigar no seu público o desejo de comprar seu produto. Faça isso adicionando valor à sua oferta. Uma boa opção é oferecer benefícios, descontos e promoções para quem adquiri-lo, tornando o produto irresistível para quem estiver ouvindo.

4. Termine com uma chamada para ação

Na hora de planejar sua palestra de vendas, você pensou o que espera que o público faça ao fim dela? Que ação deseja que eles tomem: assinar um contrato, marcar uma reunião ou, quem sabe, conversar com um vendedor?

É com essa proposta que sua fala deve terminar. Deixe bem claro o que deseja que eles façam e seja direto. Uma boa chamada é aquela que não deixa dúvidas na plateia, como por exemplo: “fale com um de nossos vendedores para mais informações”.

Há quem pense que fazer uma palestra de vendas impecável é fruto de um talento natural, que poucos possuem. Mas a realidade nos mostra que boas palestras são resultado de muita dedicação e treino.

Por isso, siga essas dicas e pratique suas falas para ver seus números de vendas aumentarem e sua empresa crescer. Outras inspirações — além de Steve Jobs, citado no começo desse artigo — podem ajudar a chegar lá.

Curtiu nossas dicas? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias