Você já conhece a metodologia do Inside Sales?

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Toda empresa que realiza um processo de venda em que é preciso uma conversa mais detalhada e, geralmente, presencial entre o comprador e o vendedor sabe como esse pode ser um processo complicado e de custo elevado, apesar de ser essencial para o funcionamento da empresa.

Arcar com os deslocamentos dos funcionários, com reuniões perdidas por problemas no trânsito ou atraso dos clientes e, com isso, horas de trabalho improdutivas sendo pagas, além de lidar com um público bem menos educado, são alguns dos problemas enfrentados pelo processo tradicional de vendas. Se você quer saber como funciona a metodologia do Inside Sales e como ele pode tornar a vida na sua empresa mais fácil, continue acompanhando nosso post!

O que é a metodologia do Inside Sales?

Diferentemente do processo tradicional, essa forma de vender consiste em o representante da empresa realizar toda a venda através de ferramentas digitais, sem precisar se deslocar para isso. Ou seja, através de encontros feitos por videoconferências e e-mails, o vendedor pode conversar com o cliente, entender as necessidades dele, educá-lo e, por fim, realizar a venda.

É comum que as pessoas associem esse tipo de vendas com o telemarketing, já que ele não é realizado pessoalmente. O que acontece de fato é que as duas formas de vendas não possuem quase nenhuma semelhança, isso porque no telemarketing existe um script que deve ser seguido pelo vendedor, enquanto a venda realizada com a metodologia do Inside Sales é bem mais consultiva e complexa.

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Tomando como exemplo, ao invés de o vendedor de um software precisar se deslocar para conhecer um possível cliente e só nesse momento perceber que ele queria apenas um teste do produto ou que ainda não está próximo do momento de compra, ele pode realizar uma videoconferência, entender as dúvidas dessa pessoa e enviar os materiais necessários para solucioná-las. Após essa primeira conversa, alguns follow ups podem ser feitos até que esse possível cliente esteja pronto para comprar.

Como aplicar essa metodologia na empresa?

Esse é um processo que, como quase todos os outros, não deve ser iniciado de um dia para o outro. A transição deve ser feita com o tempo e alguns pontos importantes, como a produção de materiais educativos.

É preciso também que sua equipe entenda a importância da metodologia do Inside Sales e como isso pode ajudá-la com a venda. Converse com seus funcionários sobre como agora será mais fácil de se reunir com o cliente e fazer mais follow ups do que normalmente são feitos. A otimização do tempo também será bem maior, além da possibilidade de conversar com mais pessoas, o que aumenta as chances de lucro da empresa.

Comece produzindo conteúdo para a sua empresa, pense nas dúvidas mais comuns e em como respondê-las. Durante as reuniões, é importante que o vendedor já possua esses materiais para enviar de forma fácil aos possíveis clientes.

Pesquise sobre quais as melhores ferramentas para esse processo. Sua equipe precisará de bons programas para realizar videoconferências, por isso pense se vocês utilizarão o Skype ou algum outro programa de Voip e faça testes com eles. Você também vai precisar de uma boa conexão com a internet.

Se você quiser aprender mais sobre a metodologia do Inside Sales e como otimizar as vendas na sua empresa, continue acompanhando nosso blog e curta a nossa página no Facebook!

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