A importância de mensurar resultados de SEO da sua empresa

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A concorrência por melhores posições nas buscas orgânicas do Google está crescendo cada vez mais. Por isso, é imprescindível que uma empresa que deseja ser vista na internet tenha um bom trabalho de SEO e, mais que isso, saiba mensurar resultados e convertê-los em boas estratégias de marketing digital.

Quer conhecer um pouco mais sobre tudo isso? Continue a leitura!

Os principais dados de SEO

Tudo na internet muda do dia pra noite. É importante que a qualidade do seu site seja aferida minuciosamente todos os dias, a fim de garantir que a sua boa posição no Google continue ou que você conquiste posições melhores ao longo do tempo.

Com os relatórios, é possível saber o que está dando resultado no seu site e o que precisa melhorar ou até ser alterado. Uma série de dados são aferidos num trabalho de SEO, vejamos alguns mais básicos:

Visão geral do site

É uma visão do movimento principal que ocorreu no seu site, como número de visitas, comparativos entre períodos, número de usuários, páginas mais visitadas, navegação pelo site, entre outras.

Palavras-chave

É possível saber o volume de pesquisa nas buscas do Google para determinadas palavras e expressões, saber para quais destas palavras os concorrentes estão melhor posicionados, quais palavras posicionam melhor o seu site. Utilizando-as assim, nas suas páginas para aumentar a relevância do seu site.

Concorrência

Também é possível avaliar a posição dos seus concorrentes numa busca orgânica, como está a qualidade das páginas em relação ao código, às tags e ao conteúdo. Além de um comparativo com a situação do seu site.

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Principais métodos para mensurar resultados em SEO

Para fazer essas e outras análises e avaliar os avanços num projeto de otimização de sites (SEO) existem ferramentas gratuitas e pagas que auxiliam no desenvolvimento do trabalho, como o Google Analytics, Webmaster Tools, Moz, SEMrush. Seja para um projeto numa grande empresa ou para médias e pequenas empresas,

As ferramentas possuem funcionalidades diferentes e cada uma tem um foco principal em determinados indicadores on e offpage. Para saber por onde começar, tenha KPIs (Key Performance Indicator – Indicador Chave de Performance) bem definidos para focar no que você está buscando e nos resultados que precisa observar nos relatórios. Sabendo os seus objetivos e acompanhando os resultados detalhadamente, é possível fazer um bom SEO posicionando o seu site de forma relevante no Google e ainda aumentar as conversões de venda, se este for um dos seus objetivos.

A importância desses dados para uma empresa

Quando você tem um relatório apontando por quais páginas os usuários mais entram no seu site, por exemplo, você saberá onde deve investir mais para atrair mais clientes ao seu site. Se você sabe que um número grande de usuários abandonam o seu site em uma página específica, você sabe que aquele produto (se for o caso) não está agradando.

Além de não gerar vendas, está impedindo que os usuários continuem navegando pelo seu site e econhecendo outros produtos. Se os usuários entram no seu site pela home e não há navegação, então você sabe que sua home não está atrativa ou você está atraindo o tipo de público errado, que não tem interesse no que você está oferecendo; revise seus títulos, descrições e palavras-chave.

Mensurar resultados em SEO é muito mais do que gerar relatórios para saber o que está acontecendo com o seus site, é obter um rico material que lhe dará informações para a elaboração de novas estratégias de marketing. Isso tudo parece muito complicado, mas a Goomark é uma agência de Marketing Digital que ajuda os clientes a aumentarem suas vendas na internet e/ou gerar leads com estratégias de SEO, Adwords e Inbound Marketing.

Quer conhecer mais sobre esse trabalho e avaliar a contratação de uma equipe especializada? Entre em contato com a gente e não deixe de conferir o nosso artigo: Contrate uma agência de marketing e se previna do SEO negativo para seu site!

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