Adotar as estratégias certas de marketing é essencial para se comunicar com o público e gerar oportunidades. Entre as diversas alternativas disponíveis, o marketing de atração se destaca.
Embora essa não seja uma solução nova, ela ganhou força nos últimos anos. Versátil e capaz de ajudar no alcance de objetivos de negócio, essa é uma ferramenta importante para a empresa.
A seguir, descubra o que é o marketing de atração e entenda quais são as suas principais características!
Afinal, o que é essa proposta?
Também conhecida como inbound marketing, essa é uma modalidade que se baseia no desenvolvimento de interesse por parte do público em uma marca ou solução empresarial. Em vez de o negócio buscar e entrar em contato com as pessoas, o movimento que ocorre é justamente o oposto.
O trabalho, portanto, é feito para atrair os potenciais clientes e fazer com que eles sintam que a proposta é ideal para suas necessidades. A partir disso é que existe a deixa para a concretização dos processos comerciais.
Quais são as etapas do marketing de atração?
Por falar nisso, o marketing de atração se baseia em algumas fases, na chamada jornada de compra do cliente. Considerando que a maioria dos pedidos passa por um período prévio de análise até a decisão, a construção desse “caminho” faz sentido. A seguir, veja quais são as etapas principais!
Atração
O primeiro passo é despertar o interesse da oportunidade potencial. É por isso que a atração é o ponto de partida e é caracterizada, por exemplo, quando um visitante faz uma pesquisa e entra no site da empresa. Como é uma fase mais geral, nem todo mundo que é atraído vai se tornar cliente.
Conversão
A próxima fase envolve a conversão (ainda que não em vendas). Dentro da proposta de marketing digital, essa etapa é caracterizada pela geração do lead. É o que ocorre quando um visitante preenche um formulário no site, baixa um material gratuito ou pede um contato do time de vendas. Nessa fase, ainda há o aprendizado e a consideração sobre a decisão.
Venda
Se a abordagem comercial for adequada, o passo seguinte do marketing de atração é a concretização da venda. Nesse momento, o lead demonstra interesse máximo ao se tornar cliente pela compra do produto ou contratação do serviço.
Encantamento
O marketing de atração não acaba quando a venda é concluída. Na verdade, a intenção é relacionar e aproximar o contato, inclusive para gerar fidelização. Por isso, há a etapa de encantamento, marcada pelo pós-venda e por ações de manutenção dessa relação.
Quais os benefícios dessa alternativa?
O marketing de atração é uma opção repleta de vantagens para empresas de todos os tamanhos e setores. Basicamente, ele ajuda a diminuir os custos de aquisição do cliente (CAC). Isso acontece, principalmente, porque o inbound marketing se mostra mais barato que a versão tradicional, conhecida como outbound ou marketing de interrupção.
Como se baseia em uma construção de relacionamento prévio antes da compra, a conversão também costuma ter um índice reforçado de eficiência. Assim, o aproveitamento do time comercial se torna maior.
Outro ponto positivo é que passa a ser possível construir e manter um bom relacionamento com o público. Além de estimular a fidelização, é algo que fortalece a imagem e o posicionamento de marca.
O marketing de atração é uma alternativa benéfica e repleta de caminhos para empresas de todos os portes e segmentos. Com a adoção adequada dessa ferramenta, é possível alcançar, até mesmo, a diferenciação de mercado.
Para se convencer de vez, veja quais são 4 razões para investir nessa modalidade de marketing!