A pesquisa de mercado é uma série de estudos que auxiliam o empreendedor em suas tomadas de decisão, seja na hora de abrir um novo negócio ou expandir o atual. Por meio de uma leitura competente dos resultados das pesquisas, consegue-se mapear o perfil do consumidor ou usuário, as oportunidades e limitações do mercado, além de apresentar as ações necessárias para o sucesso do investimento.
Por muitas vezes, o orçamento dedicado à pesquisa é ignorado pelas empresas, gerando um cenário de incertezas e gastos desnecessários que poderiam ter sido previstos. O artigo 7 pecados capitais das pequenas e médias empresas ajuda a elucidar os erros que a falta de conhecimento de mercado podem causar.
Como fazer uma pesquisa de mercado? Saiba mais sobre o assunto!
Por que fazer uma pesquisa de mercado?
Para estar um passo à frente da concorrência
Mais do que evitar problemas, a pesquisa de mercado ajuda a identificar os erros e acertos dos concorrentes, discutindo estratégias para inserir seu produto ou serviço na lacuna que falta para a satisfação do cliente. A orientação prévia, nesse sentido, antecipa as ações de marketing e parcerias com fornecedores, reduzindo custos e aumentando a ROI (retorno sobre investimento).
Acertar na imagem da sua marca
Por meio de pesquisas diretas com o público-alvo, o próprio cliente deixa claro o que ele espera do produto ou serviço oferecido, ajudando a encontrar a melhor solução, custo e benefício. Conhecendo as necessidades do mercado, a imagem da empresa, é trabalhada a marca para que se torne necessária aos desejos do consumidor e passe a se comunicar da melhor maneira possível para atingir os objetivos do negócio.
Como fazer?
Definindo o que está sendo lançado
Uma pesquisa de mercado satisfatória exige alguns passos e considerações importantes. Ela pode ser feita pelo próprio empresário ou empresa terceirizada, observando a amplitude do problema proposto.
Em ambos os casos, primeiro é preciso ter bem definido o que está sendo lançado, com suas características e funções pré-estabelecidas. Nessa etapa inicial, faz-se necessário classificar as características e diferenças dos possíveis clientes, como idade, sexo e região, a fim de orientar o próximo passo.
Identificado o que será oferecido, com quem e onde será testado, é hora de estabelecer um roteiro de perguntas para uma entrevista direta com os clientes em potencial. Por meio de um questionário formal ou informal que dê voz sincera à imagem que ele tem da empresa, da concorrência e de seus anseios como consumidor. No caso de pesquisas de mercado para novos produtos, uma técnica abordada pelas agências é a utilização assistida, onde os entrevistados usam um protótipo dos produtos e citam as qualidades e defeitos percebidos por eles.
Ouvindo seu público
Com a posse de dados concretos obtidos nas pesquisas, por meio da análise de mercado, é possível identificar dados para traçar perfis demográficos e comportamentais que segmentam o público final e guiam as ações de marketing. As respostas são cruzadas e estudadas para identificar qual a melhor maneira de apresentar a marca no mercado.
Saiba como usar a segmentação de publico em seus anúncios no blog da Goomark. Planejar as ações de sua empresa em função de estudos concretos da pesquisa de mercado traz estabilidade nas tomadas de decisões e diminuem as incertezas na hora de fazer um bom investimento.
Possui dúvidas ou gostaria de contar sobre a sua experiência com o mercado? Deixe seu comentário neste artigo!