Como impactar uma equipe de vendas desmotivada?

Compartilhar

Uma pesquisa mostrou que mais de 60% dos funcionários de PMEs estão desengajados. Quando a questão passa pelo time comercial, o problema se torna ainda mais grave, já que o resultado vai ser a dificuldade em conseguir novos clientes.

Impactar uma equipe de vendas desmotivada, portanto, é o caminho. A partir das ações certas, é possível garantir melhor integração e motivação por parte dos colaboradores, o que também leva a um aumento da produtividade.

Quer saber como fazer? Então veja, a seguir, quais ações colocar em prática!

Aumente a transparência da comunicação

Muitas vezes, os vendedores ficam desmotivados por ações que nem sempre são percebidas pela gestão. Um clima de trabalho ruim, a falta de reconhecimento ou metas definidas incorretamente contribuem para o cenário.

Para corrigir o problema, é preciso, em primeiro lugar, descobrir as suas causas. Sendo assim, o recomendado é aumentar a transparência de comunicação, criando canais para que os vendedores deem sugestões e façam apontamentos pertinentes.

Invista nos relacionamentos da equipe

Uma vez que a comunicação seja fortalecida, deve-se investir nos relacionamentos do time. Essa preocupação serve para impactar uma equipe de vendas porque favorece a formação de laços e a criação de um ambiente mais positivo e colaborativo.

Nesse sentido, o ideal é favorecer o relacionamento tanto com os gestores quanto com os colegas de trabalho. O aumento da integração se reflete diretamente no engajamento e na motivação, levando a resultados melhores.

goomark-2

Invista em treinamento para impactar uma equipe de vendas

Muitas vezes, os vendedores ficam desmotivados porque não possuem os conhecimentos ou recursos necessários para conquistar o “sim” por parte do consumidor. Uma das formas de resolver o problema é investindo em treinamento.

A partir da capacitação, os profissionais terão novas formas de vencer desafios e de superar barreiras. Esse investimento também é visto com bons olhos por parte dos colaboradores, que sentem que a gestão realmente se preocupa com eles.

Crie um programa de recompensas

O reconhecimento e o feedback são fundamentais para impactar uma equipe de vendas desmotivada. É a partir desses elementos que as pessoas sentem que estão no caminho certo e que compreendem o que é preciso fazer para melhorar.

Um programa de recompensas, inclusive, pode ajudar. Ao oferecer bonificações maiores ou mesmo dias de folga para quem atingir as metas, o resultado é que há um estímulo maior à busca de desempenho diferenciado. Além de tudo, os profissionais sentirão que suas ações não passam despercebidas.

Acompanhe e otimize os resultados

Depois de instituir todas essas mudanças, comece a acompanhar os efeitos. É muito provável que as vendas e a satisfação do cliente fiquem melhores devido ao atendimento mais engajado e capacitado.

Porém, como sempre é possível melhorar, vale a pena instituir ações de melhoria contínua. Planeje novas ações para deixar o time ainda mais motivado e aja sempre com olho nos resultados de engajamento.

Com essas ações, impactar uma equipe de vendas se torna mais simples e assertivo. A partir daí, o negócio consegue gerar um time mais engajado, de modo a otimizar o desempenho no mercado.

Aproveite o espaço dos comentários e conte se o seu negócio anda encarando esse problema!

 

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias