As micro e pequenas empresas brasileiras são as principais responsáveis por impulsionar a economia brasileira a gerar empregos formais. Porém, existe um detalhe assustador, a maioria das PMEs não atingem cinco anos de vida, segundo dados do SEBRAE.
Muitas vezes, a morte prematura dessas empresas ocorre por problemas de gerenciamento administrativo e comercial. O principal desafio destes pequenos empreendedores é entender sobre a fluidez dos processos da sua empresa e garantir o aumento das vendas.
Quais os cinco erros mais comuns que podem ser evitados? Confira abaixo!
1. Falta de planejamento no desenvolvimento da empresa
Para a abertura de uma empresa, é necessário muito planejamento. O próprio SEBRAE oferece consultoria gratuita para elaboração do plano de negócios, planejamento de vendas, marketing e de novos negócios.
A falha mais comum nesta etapa é o improviso ou fazer algo sem pensar nas consequências. Não atue na base das tentativas, invista um percentual do seu tempo em análises da sua empresa e planejamento de novas ações para garantir o aumento das vendas.
2. Não usar ferramentas de automação de vendas
O CRM é a principal ferramenta de toda empresa que almeja sucesso nas vendas deve ter. É nele que ficará registrado o seu maior patrimônio, a base de clientes. Com esses registros, é possível automatizar as vendas, realizar ações de relacionamento e planejar campanhas de vendas ou marketing digital. É importante que o seu foco seja engajar o público antes de pensar em realizar qualquer venda.
3. Deixar o marketing digital de lado
O novo modelo de cliente tem a internet como a sua principal aliada, ele pesquisa na internet e compara as empresas. Por isso, você deve estar presente na web para ser visto.
É importante que você destine um percentual da sua verba de marketing para ações digitais. Essa é a melhor forma de educar o seu mercado-alvo, engajar os clientes com a sua marca e garantir o aumento das vendas.
4. Não investir em aprimoramento e qualificação profissional
O empreendedor deve aprender a gerenciar a sua empresa e ter noção de todas as atividades de cada área. Para que haja êxito no gerenciamento da empresa, é importante que o empresário tenha tempo e possa investir em sua qualificação e aprimoramento profissional. Muitas vezes, você lidará com situações que demandarão conhecimentos técnicos e maturidade para serem resolvidos.
5. Problemas de mau atendimento
Todas as empresas devem focar no atendimento, mas isso é mais do que essencial para as pequenas empresas. O aumento das vendas estará totalmente atrelado ao grau de satisfação do cliente no atendimento. Por isso, é tão importante que seja investido no treinamento dos funcionários da área comercial. Um mau atendimento custará sempre mais caro e acabará afastando clientes.
Estes são os erros mais comuns e que travam o aumento das vendas em PMEs, mas não quer dizer que não existam outros. Porém, todos eles têm a mesma origem: planejamento, controle de finanças, qualificação profissional e atendimento, que são basicamente os alicerces de qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida precisa ter. Acompanhando estas bases, você garantirá não só o aumento das vendas, mas o sucesso da sua organização como um todo.
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