4 estratégias de vendas que você jamais pode cometer

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Usar as estratégias de vendas certas faz com que seja mais fácil conquistar o “sim” por parte do consumidor. Trata-se, portanto, de algo que diminui os recursos necessários para conquistar bons resultados, levando ao máximo de desempenho.

Muitos negócios ainda usam táticas ultrapassadas ou simplesmente incorretas. Não apenas há um gasto maior de tempo e dinheiro, como várias oportunidades são desperdiçadas.

Sabendo disso, veja a seguir 4 ações que você não deve empregar!

1. Mentir para convencer o cliente é uma das piores estratégias de vendas

Com o desejo de convencer o consumidor a dizer “sim”, há quem utilize a mentira como argumento. Mesmo sabendo que o produto não oferece determinada qualidade ou não atende aos propósitos esperados, há vendedores que omitem informações e faltam com a verdade.

Essa é uma das piores táticas utilizadas porque, cedo ou tarde, a pessoa vai descobrir a verdade. E, quando isso acontecer, ele não apenas vai ficar insatisfeita, mas vai colocar em xeque a reputação e a confiança da empresa.

O ideal é comunicar-se de maneira transparente e verdadeira, deixando claro quais são os pontos positivos e negativos de cada item.

2. Não ouvir o que o cliente diz é fatal para a conversão

Outra entre as estratégias de vendas que deve ser evitada é não ouvir o que o consumidor diz. Durante o processo de compra, o cliente deixa bem claro do que ele gosta ou não e quais são as suas necessidades e expectativas.

Ignorar isso e apresentar argumentos padronizados pode parecer uma boa ideia para criar uma linha de ação. Porém, o ato só faz com que tudo seja mais impessoal e menos assertivo.

estratégias de vendas

Em vez disso, deve-se buscar ouvir o que o cliente tem a dizer e, só a partir daí, fazer uma proposta de valor e personalizada.

3. Falar demais do produto é uma estratégia ultrapassada e ineficaz

Antigamente, era muito comum que, para vender, o profissional falasse insistentemente sobre o produto. Suas funcionalidades, suas qualidades e tudo mais que fizesse parte de sua composição.

Hoje, isso mudou. Adotar essa ação cria uma abordagem muito comercial e que deixa de lado, justamente, quem é o seu interlocutor e do que ele precisa.

Em vez de dedicar-se a falar do item todo o tempo, o ideal é mostrar como ele é uma solução para os anseios de quem pretende comprá-lo.

4. Empurrar o produto também é algo que deve ser evitado

Tentar fazer com que o consumidor adquira o item de qualquer maneira é uma das estratégias de vendas que precisam ser evitadas a todo custo. Ao agir de forma quase desesperada, empurrando a compra, as chances são de que o cliente se afaste e desista da aquisição.

Ainda que dê sinal verde, ele pode simplesmente comprar por se sentir coagido. Ele não terá uma experiência satisfatória com o produto e, não apenas não retornará, como ainda pode transmitir uma mensagem negativa sobre o negócio.

Substitua esse comportamento ao conhecer as objeções de venda e trabalhe com calma para vencê-las, já que isso oferece resultados mais consistentes.

Ao reconhecer aquelas estratégias de vendas que não devem ser utilizadas, fica mais fácil evitar erros que poderiam custar caro para o negócio. Nos comentários, aproveite para dizer se sua equipe já cometeu alguma dessas falhas!

 

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