Entenda por que o design de sites é importante para sua empresa

Compartilhar

Pode até não parecer, mas existe uma grande diferença entre estar na internet e realmente estar na internet. Hoje, com mais de um terço da população do mundo conectada à web, todas as grandes empresas já entenderam a importância de se ter um site no ar. No entanto, ter um site que de fato funcione dentro do ambiente on-line é outra conversa. Ao contrário daquelas homepages da década de 90, hoje as páginas precisam funcionar em vários dispositivos diferentes, ser ainda mais leves e intuitivs, e por isso mesmo o design de sites é algo ainda mais importante do que era há algumas décadas.

Mas será que todos esses pontos podem afetar os negócios — leia-se o lucro — de uma empresa? Entenda por que o design de sites é tão importante para você!

A importância do design de sites na relevância do Google

Querendo dominar a internet de A a Z, o Google fez dois grandes anúncios em 2015. O último, feito no começo de agosto, surpreendeu a todos ao dizer que agora a empresa seria apenas uma parte de algo bem maior chamado Alphabet. O outro anúncio — menos bombástico, mas não menos importante — veio em abril, quando o gigante da web avisou que os sites que fossem amigáveis para os dispositivos móveis (como celulares e tablets) ganhariam mais relevância em seus resultados de busca.

Com um número cada vez maior de pessoas usando a internet em qualquer lugar e dando cada vez mais preferência para os smartphones, era questão de tempo para que o maior nome da internet resolvesse apontar esse norte para as empresas. Mesmo assim, muitas marcas ainda não haviam desenhado os seus sites pensando em como eles funcionariam nos dispositivos móveis. Algo que hoje é praticamente um pecado capital para quem precisa estar presente no mundo digital.

Um site democrático para todos

Imaginar que todo mundo só vai acessar um site usando computadores é um pensamento que não cabe mais nos dias atuais. E pensar que todos tem o mesmo entendimento da internet também. Por isso a página de uma empresa deve ser a mais democrática possível, conseguindo apresentar informações e caminhos que funcionem em qualquer lugar e tanto para os veteranos da internet quanto para os novatos – e ai entra um design de sites correto!

Mas como fazer isso? Bem, existem alguns pontos que podem ajudar bastante um site a ser funcional para todo tipo de usuário. Veja só.

Fontes que favorecem a leitura

Até alguns anos atrás quando você pensava em produzir um site tinha que apostar em determinado tamanho e tipo de fonte que funcionasse em vários monitores e navegadores diferentes. Apesar de muitos designers acertarem a mão na aposta, sempre tinha alguém que saia perdendo na história. Mas hoje a coisa mudou bastante.

goomark-2

As novas linguagens de programação conseguem redimensionar e até trocar o estilo da fonte dependendo de onde vem o acesso, podendo aumentar, reduzir ou até mudar de cor baseado na tela do visitante. No entanto, para pensar nisso o profissional responsável pelo design de sites deve antecipar qual o tamanho máximo e mínimo daquelas letras para levar ao usuário a melhor experiência de leitura, e claro, sem esquecer de escolher um tipo que combine com a identidade da marca.

Imagens que exemplificam o texto

É cientificamente comprovado que imagens são interpretadas mais rapidamente pelo cérebro do que textos e isso é algo que pode ser bastante explorado na hora de criar os designs de sites.

Além de ajudarem a exemplificar algum conteúdo, fotos e ilustrações ajudam a melhorar o entendimento sobre algo que é dito na sua página. Fora que conteúdos com imagem são mais facilmente compartilhados nas redes sociais.

Mas é claro que tem um detalhe aqui: as imagens devem ter um tamanho que, assim como no caso das fontes, possa ficar interessante em telas de qualquer tamanho.

Menus que não deixam o usuário pensar demais

Em um dos capítulos do clássico “Não me faça pensar”, de Steve Krug, o autor enfatiza que os designers devem partir do pressuposto que os seus usuários não sabem absolutamente nada de web. Por isso, quanto menos eles tiverem que pensar antes de algum clique, melhor. Tendo isso em mente, é sempre bom pensar direitinho em como o visitante do seu site irá navegar por aquele ambiente.

Planeje nomes que sejam fáceis de serem entendidos – e evite “inventar moda” por ali usando palavras e expressões que não são muito conhecidas pelas pessoas – e coloque os menus e botões de ação em locais que sejam fáceis de serem acessados. Afinal, você não quer ver ninguém perdido ali dentro do seu site, certo?

Estar na web é algo bastante importante para qualquer marca que queira sobreviver no mercado do século XXI, mas para ter significado on-line é preciso ser democrático com os usuários e entregar aquilo que eles querem, quando e como eles quiserem. Por isso que pensar no design de sites hoje em dia é mais do que desenhar uma página, é também entregar a melhor experiência para o seu visitante. Bem, pelo menos é isso que o Google espera que você faça.

Ficou com alguma dúvida sobre como o design de sites pode ser importante para a sua empresa? Quer saber mais sobre como isso pode fazer a diferença para os seus negócios? Então deixe um comentário aqui no post e vamos manter a conversa!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias