Como calcular o ROI do meu e-commerce?

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O mercado de e-commerce é uma das formas de comércio que mais crescem em todo mundo, e a sua perspectiva de evolução, por conta de todas as facilidades trazidas ao consumidor, é cada vez maior. Diante desse cenário, é necessário investir em estratégias do marketing digital e dispor de uma infraestrutura que dê praticidade ao usuário, propiciando que a experiência dele com o seu site seja a melhor o possível.

Aprenda como calcular o ROI da sua empresa e cresça os números alcançados pelo seu e-commerce. Confira!

Por que calcular o ROI é importante para seu e-commerce?

Investimentos e custos são gastos distintos — a principal diferença entre eles é que um traz retorno e o outro apenas despesas — sendo o primeiro tido como algo necessário para tornar o negócio mais rentável, e o segundo serve para a manutenção do empreendimento, como estoque, estratégia de marketing e vendas.

Em função disso, o ROI, sigla para Return on Investiment ou Retorno em Investimento, deve ser calculado para que você avalie se não está desperdiçando dinheiro em estratégias erradas — permitindo assim a aplicação do dinheiro de uma forma mais eficaz. Ou seja, as ações que oferecem um maior ROI são as que devem ser realizadas com maior frequência.

Aprenda a calcular o ROI

A fórmula de cálculo do ROI é bastante simples. No valor final encontrado, será determinado quanto de retorno financeiro foi obtido através do investimento realizado em seu e-commerce:

ROI = receita / investimentogoomark-2

Exemplo:

Você investiu R$ 500 em anúncios pagos, e R$ 1.500 em marketing de conteúdo. Com os anúncios, você conseguiu cinco clientes que lhe geraram uma receita de R$ 500 cada. E através da produção de conteúdo para o blog, você conseguiu que cinco clientes realizassem compras de R$ 400 cada, gerando uma receita de R$ 2000.

Nesse exemplo, podemos ver que os R$ 500 destinados aos anúncios pagos serviram apenas para cobrir os gastos com o investimento (ROI =1). No caso do investimento em marketing de conteúdo do seu blog, o valor investido não só cobriu os custos da ação, mas também gerou lucro (ROI = 1,3).

Através dos resultados obtidos, você é capaz de avaliar o tipo de investimento que você deve adotar e elaborar as melhores estratégias para a sua empresa.

Cálculo ideal

Para ter total clareza do que está promovendo o aumento do seu ROI, é preciso acrescentar mais uma informação na fórmula. O Lifetime Value ou Valor do tempo de vida do cliente (LTV), deve ser levado em consideração, pois ele determina quanto de receita um cliente gerou durante o tempo que ele foi consumidor da sua empresa.

ROI = (CLV*) / (valor investido na campanha) -1

Use os dados fornecidos no exemplo para entender essa fórmula. Ao calculá-los, podemos perceber que se considerarmos um período de 12 meses, o ROI terá um crescimento relevante em comparação com o resultado anterior.

É importante compreender que mais do que saber como calcular o ROI do seu e-commerce, é ter o entendimento de quais foram as ações que geraram esses números, e usar ferramentas e métricas corretas para que os resultados sejam claros — foi através de ações de e-mail marketing, blog posts ou anúncios pagos que o seu ROI aumentou?

Calcule o ROI do seu e-commerce e saiba o que está impedindo que o seu negócio se torne um verdadeiro sucesso. Fique sempre por dentro das nossas novidades assinando nossa newsletter!

 

 

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