Toda empresa precisa dar atenção à área de marketing. Não apenas essas ferramentas atraem mais pessoas, como ajudam a fortalecer a marca e a gerar fidelização. Mesmo as PMEs, inclusive, precisam se preocupar em ter uma estratégia de sucesso.
Com o crescimento desse mercado e a chegada do digital, surge a dúvida: escolher agência de marketing digital ou departamento interno? Para te ajudar nessa tarefa, continue lendo e descubra qual é a melhor opção!
Quais as características da agência de marketing digital?
Uma agência de marketing digital consiste em uma equipe terceirizada, contratada para cuidar do posicionamento e das ações empresariais no ambiente digital.
Essa equipe é responsável por mapear o que a empresa já faz atualmente e planejar quais são as melhores ações de posicionamento, como a criação de um site ou o uso de redes sociais.
Ela também cria personas, faz planejamento, produção e publicação de conteúdos, e acompanha as métricas de cada ação. Dá para utilizar tanto mídia orgânica quanto paga, como com o uso de Google AdWords ou publicações patrocinadas.
A grande vantagem de fazer essa contratação é que o seu negócio ganha escalabilidade, o que significa que consegue aumentar a produção sem elevar tão intensamente os custos.
Além disso, não é necessário pagar encargos trabalhistas, o que reduz as despesas. Outro ponto importante é que a agência, normalmente, dispõe de recursos avançados de mensuração e geração de resultados, os quais seriam muito caros para que a gestão adquirisse por conta própria.
E do departamento interno de marketing?
Na dúvida entre agência de marketing digital ou departamento interno, é fundamental conhecer o que faz a equipe interna.
Como o próprio nome indica, esses profissionais são contratados e atuam dentro do setor de marketing do negócio. Possuem relação direta com o empreendimento e estão envolvidos em toda a mecânica de atuação comercial.
Frequentemente, envolvem-se com o time de vendas, gerando resultados orientados para melhorar a conversão. Também são responsáveis por planejar toda a comunicação, inclusive a offline e ações de outbound, de modo a atrair mais oportunidades.
Essa proximidade, inclusive, é uma das grandes vantagens dessa configuração. Estando dentro do negócio, os colaboradores conseguem ter uma visão muito mais completa a respeito das necessidades e oportunidades de divulgação e de obtenção de resultados.
Entre agência de marketing digital ou departamento interno, qual é o melhor?
Na dúvida entre os dois, o fato é que não é necessário escolher entre um ou outro. Em vez de pensar em agência de marketing digital ou departamento interno, pode-se buscar a união das duas possibilidades.
A empresa terceirizada de marketing pode ficar responsável por executar ações planejadas pelo departamento interno, que possui muito mais conhecimento sobre o empreendimento.
Da mesma forma, ações especializadas — como conteúdos de fundo de funil — podem ser realizadas pelos profissionais internos, que também podem controlar com assertividade os resultados entregues pela equipe terceirizada.
Unir os dois, portanto, gera uma sinergia de ação, debates e novas ideias, de modo a contribuir para que o negócio se torne cada vez mais robusto.
Ao pensar em agência de marketing digital ou departamento interno, é relevante saber que cada uma tem pontos fortes e características específicas. Para aproveitar ao máximo as possibilidades, vale a pena unir as duas em busca de resultados muito melhores.
Qual é a configuração atual em seu estabelecimento? Conte para a gente nos comentários!