PMEs: 4 erros que sua empresa jamais pode cometer

Compartilhar

Quem é dono de uma PME sabe como é difícil manter um negócio funcionando de maneira saudável no Brasil. Essa certamente não é uma tarefa fácil, mas quando os resultados de todo o esforço acontecem, eles são igualmente satisfatórios. São os bons resultados que servem de combustível para superarmos todas as dificuldades. Mas é claro que durante essa trajetória, o empresário terá a oportunidade de aprender muito, inclusive com os próprios erros.

Foi pensando nisso que preparamos este texto de hoje com os 4 erros que sua empresa jamais pode cometer. Afinal de contas, errar ajuda a crescer, mas você não precisa fazer isso se já tiver as informações prontinhas na palma da mão, não é mesmo? Então leia este post até o final e entenda.

1. Não manter um livro de caixa é um erro de principiante

Um livro de caixa não é apenas uma formalidade exigida pelo seu contador. Ele é muito importante para que você consiga ter uma visão geral da saúde financeira da sua empresa, sem que os problemas do dia a dia atrapalhem o seu olhar analítico. É nele que estão registradas todas as vendas e todas as despesas que a sua empresa tem. Por isso ele é tão importante: porque mostra exatamente onde é preciso agir para que a empresa tenha sucesso e possa crescer.

2. Negligenciar ações de marketing não é recomendado

Esse é um ponto importante e um dos erros que sua empresa jamais pode cometer: negligenciar as ações de marketing. Isso porque para fundar e manter uma PME são necessárias muitas horas de trabalho e investimento financeiro. E nada disso adiantará se o seu público não conhecer suas iniciativas, produtos e serviços. Por isso, adicionar uma verba para o marketing em seu planejamento financeiro é fundamental para que a marca possa prosperar.

erros que sua empresa jamais pode cometer

3. Subestimar a concorrência é um dos erros que sua empresa jamais pode cometer

Esse é um tópico diretamente ligado ao anterior. Por mais que você e o seu time enxerguem os diferenciais da sua marca, é sempre importante ter em mente que para o público eles podem não ser tão claros. Por isso, subestimar a concorrência é um dos erros que sua empresa jamais pode cometer. Ou seja, é importante ficar de olho em tudo o que eles estão fazendo e garantir que as suas ações sejam mais relevantes para o público.

4. Não conhecer o seu público é um erro grave

O conhecimento sobre o seu público alvo é um dos mais importantes que uma marca pode ter. Isto é, você deve saber quais são seus anseios e quais problemas podem ser resolvidos pelos produtos que a sua empresa coloca no mercado. Dessa forma, existirão sempre parâmetros tangíveis a serem atingidos a cada evolução da marca. Isso evita que você se veja em momentos de dúvidas sobre qual é o melhor caminho que deverá ser seguido no futuro.

Administrar uma PME certamente não é uma tarefa simples. Mas existem formas de fazê-lo com menos dificuldade e vencer os desafios com sucesso. Entender os erros que sua empresa jamais pode cometer é o primeiro passo para uma administração duradoura e com muitas vitórias. Acredite: com esses pontos em mente, sempre terá mais espaço para crescer e expandir suas atividades.

Você comete algum desses erros com a sua empresa? Conte nos comentários como você pretende mudar essa situação.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias