Como usar o SEO pode impulsionar suas vendas?

Compartilhar

As técnicas de otimização dos sites para mecanismos de busca ou SEO são ideais para conseguir um melhor ranqueamento. Com uma estratégia funcional e robusta, é possível colocar a sua empresa entre as primeiras posições das buscas.

Contudo, não basta apenas ter exposição e alcance. Sozinhos, esses elementos não geram efeitos comerciais, como o aumento nos lucros. Por causa disso, é fundamental entender o que fazer para vender mais com a ajuda dessa abordagem.

Para saber como proceder, entenda como usar o SEO para conquistar novas oportunidades e melhore o desempenho!

Encontre palavras-chave relacionadas à sua solução

Um dos primeiros passos para rodar essa estratégia é a seleção de palavras-chave. É necessário encontrar os termos adequados para que a sua empresa ganhe visibilidade do jeito certo.

Escolher os termos genéricos ou short tail keywords diminuirá as suas chances de ranquear — afinal, outros domínios com maior autoridade provavelmente já ocupam os primeiros pontos. Portanto, o ideal é optar pelas long tail keywords ou palavras de cauda longa. Elas são específicas, mas podem oferecer melhores resultados.

Para não errar, garanta que cada página tenha palavras-chave diferentes e que sejam relacionadas aos seus serviços e às dores e aos interesses do público.

Atraia tráfego qualificado e gere leads

Para vender mais, o SEO também deve servir para atrair tráfego qualificado. Uma das formas de fazer isso é por meio da produção de conteúdo útil, relevante e original. Pense em responder às dúvidas da persona e educá-la de forma contínua.

Quando o visitante fornece as informações para baixar um conteúdo ou realizar um teste, a empresa terá gerado um lead. A partir da nutrição pelo funil de vendas, é possível conquistar a conversão.

Para obter os melhores efeitos é interessante pensar no tráfego qualificado, ou seja, quem está mais propenso à compra. Novamente, as palavras-chave de cauda longa são essenciais, já que são direcionadas para um segmento específico.

Os proprietários de e-commerce sabem o quão importante é manter um bom fluxo de vendas para que o negócio possa crescer, consolidar-se no mercado e alcançar cada vez mais consumidores. No entanto, atrair leads qualificados para a sua loja virtual não é uma missão tão simples. Na verdade, é preciso conhecer a melhor forma de gerar mais vendas para o seu e-commerce. Neste artigo, iremos mostrar como as campanhas no Google AdWords podem ajudar a sua loja virtual a ampliar as conversões e a manter um bom tráfego de visitantes. Mesmo que você nunca tenha usado o Google AdWords, as dicas que vamos apresentar também são muito úteis para quem está começando a utilizar essa estratégia de divulgação. Não perca! 1. Faça um planejamento da campanha Antes de iniciar qualquer projeto de divulgação, é importante separar um tempo para planejar cada ação da campanha. Com o Google AdWords não é diferente. Mesmo que o foco seja gerar mais vendas, o empreendedor precisa definir alguns pontos, como: O objetivo é ampliar as vendas de produtos específicos? A campanha será focada em todos os itens da loja? As promoções serão o ponto principal da divulgação? Depois de definida essa parte, o empreendedor pode passar para a etapa de quanto investir e por quanto tempo a campanha no Google AdWords permanecerá ativa. 2. Saiba quem é o seu público-alvo Para que uma campanha no Google AdWords consiga gerar boas vendas para o seu e-commerce, é fundamental conhecer bem quem é o seu público-alvo, assim, a segmentação dos anúncios será muito mais assertiva. Para aumentar as vendas com Google AdWords é preciso definir a localidade do seu público, idade, sexo, interesses e hábitos, aplicando todas essas características em sua campanha. 3. Encontre as palavras-chave ideais para a campanha no Google AdWords Para quem nunca realizou uma campanha no Google AdWords o termo palavra-chave pode parecer um pouco estranho. Mas, é importante saber que esse recurso é um dos mais importantes e que ajudará o seu e-commerce a obter mais vendas com a campanha. O Google AdWords trabalha com um certo número de palavras-chave que são inseridas nas campanhas e nos anúncios. É por meio dessas keywords que se dá a conexão entre o público-alvo e a sua loja virtual. Por isso, a lista de palavras-chave deve conter termos que estejam associados ao seu produto ou serviço e que são amplamente utilizados pelos consumidores quando eles estão procurando por algo semelhante na internet. Por exemplo, se o seu e-commerce vende itens de cama, mesa e banho, na lista de palavras-chave, é interessante conter termos como: toalha de banho, lençol de casal, jogo de cama, entre outros. Para identificar quais são os termos mais buscados, o empreendedor pode realizar pesquisas no planejador de palavras-chave do Google AdWords. 4. Contrate o suporte de uma agência especializada Nos itens acima, apresentamos dicas para gerar mais vendas no seu e-commerce, porém, o Google AdWords é uma ferramenta complexa que precisa de conhecimentos específicos para gerenciá-la e obter bons resultados. Para que as campanhas possam gerar mais vendas no seu e-commerce por meio do Google AdWords, uma dica importante é contratar uma agência especializada em marketing digital. Os profissionais altamente qualificados irão projetar campanhas assertivas e bem estruturadas, impulsionando as vendas da sua loja virtual. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre Google AdWords, veja também em nosso blog o post que mostra como o Google AdWords pode ajudar a sua empresa a crescer.

Use as técnicas de SEO nas páginas de produtos

As técnicas de otimização não servem apenas para os conteúdos. Elas também devem ser aplicadas nas páginas de produto de um e-commerce, pois isso aumentará as chances de gerar a compra.

É importante, por exemplo, ter imagens atraentes e otimizadas para os mecanismos de busca. Para tanto, basta utilizar o recurso de “alt tag” e incluir a palavra-chave para que o algoritmo entenda do que se trata a imagem.

Também é importante ter descrições atraentes, completas e com boa legibilidade. Faça com que o conteúdo seja escaneável para melhorar a abordagem de quem compra. Além de tudo, é um jeito de conseguir melhor desempenho no ranqueamento.

Melhore a experiência dos seus visitantes

Quando o SEO é utilizado para vender mais, também é interessante pensar na experiência do cliente. Ao garantir que as pessoas passem mais tempo no site há melhor ranqueamento nas outras buscas. Além de tudo, se alguém fica por um período estendido em seu endereço, as chances de convencimento são multiplicadas.

A melhoria de experiência é conquistada de várias formas, como pelo uso de um design intuitivo, simples e responsivo. Pense, ainda, em ter um site de carregamento fácil e com URL otimizada. Assim, as pessoas ficarão satisfeitas e isso se refletirá no aumento das vendas.

O SEO é uma estratégia poderosa para vender mais. Ao implementá-lo de acordo com essas dicas, seu negócio terá todas as possibilidades para decolar na internet e fora dela.

O que você acha dessa abordagem? Ainda tem dúvidas? Conte nos comentários e participe!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias