Usar o Google Adwords é uma excelente maneira de aumentar a visibilidade dos conteúdos e de atrair mais oportunidades de negócio. Além de saber como e quando utilizar essa ferramenta, é importante entender que nem sempre ela é possível.
Isso porque o maior buscador da internet tem algumas diretrizes sobre segmentos que não podem ser anunciados no Google Adwords. Com isso, nem mesmo o interesse em fazer o pagamento dos lances é suficiente para conseguir a exibição na rede display.
Para entender melhor, veja quais são os que não aparecem nesse recurso e saiba o porquê das proibições.
1. Itens que causam danos aos usuários não podem ser anunciados no Google Adwords
Qualquer segmento que tenha o potencial de causar danos ao usuário não aparece na rede de display dos anúncios do Google. O motivo, de acordo com o Google, é evitar que as pessoas sejam influenciadas a ter um comportamento negativo ou destrutivo — e com a ajuda do buscador.
Por isso, os anúncios de drogas (lícitas ou ilícitas), de armas, bombas, foguetes e até de fogos de artifício não aparecem nessa posição diferenciada.
A política é tão séria sobre isso que mesmo armas de paintball ficam de fora dos links patrocinados.
Isso não tem nada a ver com a segurança de cada item. Ainda que as marcas sigam as normas de segurança, o Google não permite o anúncio desses segmentos.
2. Os anúncios de comportamento desonesto ou impróprio também ficam de fora
Outro entre os segmentos que não podem ser anunciados no Google Adwords é o que trata de comportamentos moralmente condenáveis ou impróprios.
Em primeiro lugar, isso significa que sites com conteúdo fascista, discriminatório ou violento não aparecem no topo das pesquisas.
Essa é uma forma de ajudar a evitar a disseminação de conteúdos que, em muitos locais, são crimes. Inclusive, isso ajuda a diminuir a força da propaganda do Estado Islâmico, por exemplo.
Porém, até questões consideradas menos graves também ficam de fora. Os anúncios de serviços de invasão de computadores, de trabalhos acadêmicos e de documentos falsificados são apenas alguns dos que são excluídos pela conduta desonesta.
3. As vendas de produtos falsificados fazem parte da lista proibida
É cada vez mais comum encontrar marcas genéricas que produzem itens semelhantes aos originais. Essas falsificações prometem ser réplicas perfeitas, por um preço muito menor.
Além de ser uma prática que prejudica a competitividade das empresas criadoras, essa é considerada uma atuação, no mínimo, questionável do ponto de vista legal e ético.
É por causa disso que você nunca verá anúncios de produtos falsificados com características iguais aos originais nos links patrocinados. Lutando contra a pirataria, o Google Adwords não permite a exibição desses elementos.
4. Os anúncios de empréstimos de curto prazo não são permitidos
Também por uma questão de preservação do usuário e para evitar golpes, outro entre os segmentos que não podem ser anunciados no Google Adwords é o de empréstimos de curto prazo.
Para se enquadrar nessas características, o empréstimo deve ser pago em menos de 60 dias e/ou ter uma taxa de juros superior a 35%. Essa é uma regra que surgiu motivada por serviços do tipo nos Estados Unidos, mas que serve para toda a rede.
Os demais empréstimos, que oferecerem condições adequadas, conseguem criar campanhas sem problemas.
Ao reconhecer os segmentos que não podem ser anunciados no Google Adwords, é possível saber se, em primeiro lugar, é permitido que seu site apareça lá. Assim, toda a estratégia será executada corretamente.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre essas proibições, deixe seu comentário para que possamos te ajudar!