Google AdWords: Os 10 maiores erros na criação de campanhas.

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Você já deve ter percebido que invariavelmente campanhas bem nascidas no Google AdWords demanda menor tempo de monitoramento, análise, ajustes e otimização. Já campanhas “mal nascidas” dão além de dor de cabeça, muito prejuízo e dificuldades imensas na otimização de anúncios, redução do custo por clique, índice de qualidade e principalmente o custo por conversão. Pensando nisso preparamos esse material para você ficar bem atento nos 10 maiores erros encontrados nas campanhas de Google AdWords encontrados ao logo desses anos pela nossa equipe, segue:

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1) Não separar corretamente as palavras chave em grupos de anúncios e campanhas especificas:

Muitos novos anunciantes costumam criar campanhas e grupos de anúncios amplos com nenhuma separação entre seus produtos ou serviços, isto faz com que os anúncios e páginas de destino sejam desqualificados para a palavra chave em questão.

Ex: Grupo de anúncios 1 – palavras chave (portas em pvc, janelas em pvc, portas de madeira e janelas de madeira).

Anúncios:

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Neste grupo de anúncios, por mais que o usuário tenha pesquisado por portas de madeira ele pode encontrar o anúncios de portas em PVC e vice versa o que prejudica toda a relevância e qualidade da campanha.

2) Não utilizar corretamente as correspondências de palavras chave:

Existem no Google Adwords alguns modificadores de palavras chave que ajudam os anunciantes a deixar o tráfego mais qualificado e devem ser bem utilizados em cada caso de acordo com fatores como demanda e objetivo de cada campanha.

As corresponcias de palavras chave são: Ampla, Ampla modificada, frase e exata, sendo a ampla a de maior abrangencia e a exata a mais específica.

3) Não utilizar palavras chave negativas:

As palavras chave negativas são os termos que não queremos que nossa marca ou nossos anúncios sejam exibidos quando os mesmos são pesquisados. A não utilização deste recurso pode fazer com que não atinjamos o real potencial de nossa divulgação.

Por exemplo, se eu tenho uma campanha de “Instalação de papel de parede” e não faço nenhuma negativação de termos, posso ter meu anúncio exibido para “papel de parede para celular”, o que é extremamente irrelevante.

4) Não utilizar extensões de anúncios:

Este outro recurso do Google Adwords muitas vezes acaba sendo esquecido pelos anunciantes. Se tratam de extensões inseridas nos anúncios de texto podendo conter o endereço, telefone e informações adicionais de sua empresa. Com este tipo de estratégia sendo utilizada, a qualidade do tráfego pode aumentar, pois os usuários tem mais informações antes mesmo de realizar o clique e ganham destaque visual sobre os anúnciantes que ainda não utilizam este recurso.goomark-2

5) Não criar uma certa variedade de anúncios para cada grupo de anúncios:

Na criação de cada grupo de anúncio, precisamos criar mais do que um único texto, isto pois precisamos testar e analisar que tipo de linguagem ou diferencial exposto o público se interessa mais, isto nos ajudará a ter um maior controle sobre diversos indices de nossa campanha como o CTR que demostrará a atratividade dos anúncios e a taxa de conversão por anúncio, que nos mostra qual anúncio gera mais vendas ou leads para sua empresa.

6) Não mensurar as conversões de nossa campanha:

As conversões são basicamente o número de vezes em que atingimos o objetivo de nossa divulgação, podendo ser leads, vendas, visualizações de um video ou interação com algum conteudo disponivel na página de destino, sem mensura-las, não sabemos a real efetividade de nossa campanha, além disso, o Adwords não poderá fornecer informações como a melhor palavras chave, melhor anúncio, horario ou local com base no objetivo final da campanha, ou seja, perdemos parte de nosso controle sobre a campanha.

7) Não utilizar campanhas de Remarketing:

Sabemos que mais de 90% dos usuários não realiza um contato ou finaliza uma compra logo no primeiro clique, sendo assim, não utilizar este tipo de campanha que “segue o usuário” após ele abandonar nosso site é algo muito prejudicial já que é um recurso incrível que possibilita você recupere posteriormente os usurios que não chegaram no objetivo de sua campanha.

8)  Após 7 “não fazer” temos a primeira ação preciptada que prejudica o desempenho de uma campanha, que é ajustar aleatóriamente ou com base em dados incompletos os lances de custo por clique das palavras chave:

Muitos novos anúnciantes costumam aumentar e diminuir os lances com base apenas no “extinto” que tem sobre determinada palavra chave ou a fatores como CTR, posicionamento médio, número de visualizações, número de acessos e valor do clique, porém, todo este conjunto de métricas deve ser analisado junto às conversões e o custo por conversão pois cada campanha deve ser otimizada de acordo com os reais objetivos da campanha e cada campanha, grupo de anúncios e palavras chave devem ser analisados separadamente para obtermos maior eficiencia.

Um exemplo de erro no ajuste dos lances de CPC (custo por clique) pode ser retratado quanto temos duas palavras chave:

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Muitos anunciantes reduziriam o lance de CPC da palavra “comprar perfume feminino” apenas por ser mais alto do que o CPC do segunto termo, porém o custo por venda é menor, o que em condições iguais representariam um maior lucro.

9) Escolher uma página de destino inadequada:

Sabemos que quanto mais rapidamente as informações são passadas para o cliente, maior a probabilidade da conversão ser realizada, sendo assim, as páginas de destino devem ser escolhidas seguindo este critério.

Ex: Um grupo de anúncios de perfumes masculinos deve ter seus anúncios direcionados para uma página apenas com perfumes masculinos e não uma página de perfumaria como um todo, pois assim o usuário terá maior facilidade em encontrar e comprar o produto desejado.

10) E a décima ação que pode prejudicar a evolução de uma campanha de Google Adwords é criar expectativas irreais:

Sabemos que o Google Adwords de fato tem potencial para trazer um retorno imediato, porém nem sempre tudo da certo. Todas as modificações e alterações feitas para melhorar os resultados de uma campanha devem ser bem analisadas antes de serem feitas e após finalizadas, precisamos ter paciencia para que os resultados evoluam. Paciencia, controle e ação são coisas necessárias para atingir objetivos, no Google Adwords não será diferente.

Agora que você não vai mais errar na criação de novas campanhas para o Google AdWords, o que acha de descobrir quantos leads são necessários para você bater sua meta de vendas?

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