As vantagens de integrar o pipeline de vendas ao marketing digital

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Para quem trabalha na área comercial, é sempre hora de vender algum produto, seja ele de imagem, marca, serviço — e para que o resultado final seja um sucesso, é preciso acompanhar o processo do começo ao fim. Esse processo se chama pipeline de vendas. E como se diz, a propaganda é alma do negócio, por isso o ciclo de vendas a envolve também.

Confira, nesse artigo, quais são as vantagens de integrar o pipeline de vendas ao marketing digital!

O que é pipeline de vendas?

Pipeline, em inglês, significa oleoduto, uma tubulação. Representado muito bem por um funil, para demonstrar que uma venda só estará concluída após todo processo que envolve desde o primeiro contato com o cliente até a venda final.

O pipeline de vendas é nada mais do que o mapa do processo de vendas, sinalizando em que etapas o cliente se encontra na trajetória até a compra. O número de etapas pode variar de ciclo para ciclo — pode existir ciclos de 20 etapas como ciclos de 2 etapas.

Vejamos o caminho a ser percorrido:

  • Lead: o contato inicial do cliente com a marca.
  • Prospecção: identificar o que o possível cliente deseja e entender qual a melhor forma de atendê-lo.
  • Proposta: oferta que a empresa propõe do serviço ou produto e dá o preço de venda.
  • Negociação: consenso que o cliente e a empresa chegam valor final, justo para as duas partes.
  • Fechamento: venda concluída. Porém, manter o relacionamento com o cliente pós-venda é importantíssimo, pois fará com que ele volte a comprar da empresa.goomark-2

A gestão do pipeline de vendas é o acompanhamento de todas essas etapas, que podem ser maiores dependendo do tipo de produto e dos canais e estratégias utilizadas. Com a ajuda de um mapeamento traçado passo a passo, gestores e vendedores terão um bom material para analisar o resultado, avaliando o que deu certo como também o que pode ter dado errado e propor novas soluções.

Vantagens no marketing digital

O pipeline de vendas é fundamental para que você conheça melhor o comportamento e os caminhos percorridos por seus clientes, definindo diferentes ações para cada público específico, em cada momento do funil. No marketing digital esse tipo de conhecimento norteará todos os investimentos, além de dar um direcionamento mais assertivo para todas as estratégias realizadas. Além disso, menos de 5% dos consumidores realizam uma compra no primeiro contato com alguma marca, por isso, ter esses contatos e estabelecer uma proximidade, por meio de conteúdos, promoções e demais ações, é extremamente efetivo.

O marketing digital pode atingir prospects e clientes de diferentes maneiras, por isso é extremamente necessário saber os detalhes do seu público e qual o momento certo de agir, de acordo com os gostos e preferências de cada um.

Para o pós-venda, ou seja, relacionamento com os clientes mesmo após a compra ter sido concretizada, o funil também é necessário. Com todas as informações em mãos é possível fixar um relacionamento e até mesmo promover outras ações.

Agora que você já conhece as vantagens de integrar o pipeline de vendas ao marketing digital, que tal compartilhar esse artigo com outras pessoas que tenham interesse? Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Continue sempre com a gente!

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