Entre todos os pontos importantes ao desenvolver um site para a sua marca, o posicionamento dele nos motores de busca está entre os mais relevantes. Isso porque de nada adianta investir em design e experiência do usuário se o seu público não conhecer a sua marca. Mas para que o seu site apareça na primeira página no Google é preciso aplicar uma série de táticas as quais damos o nome de SEO.
Para te ajudar a ter sucesso com toda a sua estratégia de marketing, preparamos um conteúdo especial. Veja agora como o SEO pode tirar a sua empresa da crise.
O que exatamente é o SEO?
Antes de explicarmos como o SEO pode tirar a sua empresa da crise, é importante entendermos o que exatamente é ele. A sigla significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca. Na prática, são diversas manobras que dizem ao Google que o seu conteúdo é relevante o suficiente para vencer a concorrência e estar acima dos outros sites nos seus resultados. Elas compreendem a produção de conteúdo, uso estratégico de palavras chave e troca de links entre as diferentes páginas do seu site.
Como o SEO se encaixa na sua estratégia de comunicação?
De forma isolada, o SEO é uma tática que gera resultados a médio e longo prazo. Portanto, podemos concluir que deve ser aplicado dentro de uma estratégia maior de comunicação. A vantagem em adotar o SEO está no fato de que as manobras necessárias para que ele funcione estão presentes em vários outros momentos de comunicação. Ou seja, todos eles estão interligados e aumentam a força de cada ponta do marketing digital. Por exemplo, quando investimos em Google AdWords, o trabalho de palavras chave beneficia também a estratégia de posicionamento.
Por que o SEO pode tirar a sua empresa da crise?
Em momentos de crise muitas vezes são necessárias decisões difíceis para colocar o negócio de volta aos trilhos. Na maioria das vezes, são decisões relacionadas a economia de dinheiro e redução do desperdício. Mas juntamente com essas medidas, é importante também aumentar a margem de lucro. Nesse sentido, o SEO pode tirar a sua empresa da crise porque soluciona um dos principais problemas: a atração de novos clientes. Ou seja, ele expande o público e consequentemente as chances de aumentar as vendas. A vantagem dessa estratégia está no fato de que ela continuará rendendo frutos mesmo após a estabilização da economia.
Como o conteúdo original reforça a relevância da sua marca?
Uma das partes mais importantes dentro dos guarda chuvas do SEO é a produção de conteúdo original. Como falamos, é importante que o Google registre essas informações, mas todos os textos postados em seu site também têm seu impacto na percepção que o público tem sobre a sua marca. Isso porque todo consumidor tem um certo nível de dúvidas sobre aplicações do produto, modos de uso e até necessidade de manutenção. Quando a sua marca é aquela que soluciona todos os questionamentos ela ganha a confiança do consumidor e já representa um passo à frente da fidelização.
Em momentos quando são necessárias mudanças para aumentar os lucros da empresa, é importante que essas medidas sejam aplicadas para resultados imediatos, mas também que reflitam seus resultados por um longo tempo. Pensando nisso, o SEO pode tirar a sua empresa da crise, pois ele atua em diversas frentes para atrair e até mesmo fidelizar novos clientes para a sua marca.
Você aplica estratégias de marketing digital para tirar a sua empresa da crise? Conte nos comentários quais delas trazem mais resultados.