4 erros que você comete tentando aumentar as suas vendas

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Ampliar o número de conversões de um negócio é muito benéfico para os resultados. Isso significa maior faturamento, mais lucratividade e destaque no mercado. Basicamente, é uma forma de sobreviver.

Porém, ao focar em excesso em aumentar as suas vendas, talvez você cometa erros que podem ter grandes efeitos. Com o objetivo de se prevenir contra os impactos negativos, é fundamental se antecipar e conhecer essas falhas.

Veja 4 erros que você comete nesse processo e entenda por que é importante evitá-los.

1. Esquecer-se dos clientes antigos em busca de novos é uma das maiores falhas

Muitas vezes, o negócio está tão focado em vender mais, que uma premissa básica é desconsiderada: não são apenas os consumidores novos que compram. Ou seja, aumentar o volume de vendas não significa, necessariamente, ampliar o número de pessoas inéditas convertendo.

É possível e desejável fazer quem já interagiu com a marca comprar de novo. Para isso, é necessário recorrer a estratégias de cross e up selling, além de instituir um bom pós-vendas.

Ao esquecer-se disso, por outro lado, há um aumento nos custos e, principalmente, a perda de ótimas chances de fidelização.

2. Focar demais no produto e menos no cliente atrapalha toda a estratégia

O ímpeto em aumentar as suas vendas também pode fazer com que o foco da empresa e dos times esteja no que é vendido. Quando isso acontece, passa a haver um interesse muito grande em demonstrar quão útil ou diferenciado um item é.

Porém, agir dessa forma é uma abordagem batida e que desconsidera o cliente, que é a pessoa mais importante. Cometendo esse erro, aumentam as chances de o negócio enfraquecer o relacionamento com os consumidores, comprometendo o desempenho.

aumentar as suas vendas

Em vez disso, o melhor é analisar quais são os interesses e as necessidades do mercado para só então agir.

3. Mexer no preço para aumentar as suas vendas pode ter efeitos indesejáveis

Realizar promoções e dar descontos é um jeito prático de ampliar o interesse das pessoas em um determinado produto ou serviço. Contudo, essa não é a melhor estratégia para aumentar as suas vendas.

Mexer no preço pode mudar a percepção de valor sobre o item. Diminuir muito o total a ser pago pode fazer com que as pessoas sintam que seu produto não é de qualidade, afastando-os da compra. Além disso, fica difícil retornar ao preço original sem que isso gere insatisfação.

Para completar, a mudança no preço pode comprometer a margem de lucro, piorando os resultados financeiros. Por isso, mais importante do que fazer uma oferta barata é garantir que as pessoas enxerguem maior valor na compra.

4. Ignorar a necessidade de capacitação da equipe desperdiça oportunidades

Se o interesse consiste em expandir as conversões, é fundamental pensar em como o time vai lidar com os clientes. Mesmo um e-commerce, em que a aquisição acontece de forma autônoma, essa deve ser uma preocupação. A equipe de atendimento ao cliente, por exemplo, tem que estar preparada para resolver problemas após a compra.

Ao deixar o treinamento para depois, a empresa perde a chance de criar boas e memoráveis experiências para os seus consumidores. Para que isso não ocorra, o ideal é planejar a capacitação, permitindo a conquista de novas conversões de maneira natural.

Conhecendo esses erros, será possível melhorar a estruturação do processo para aumentar as suas vendas. Desse jeito, o negócio não sofrerá com os impactos negativos e poderá se desenvolver.

Você tem cometido alguma dessas falhas? Conte nos comentários!

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