Divulgar o empreendimento corretamente é indispensável para atrair novos clientes, fortalecer a imagem e gerar resultados positivos. Ao mesmo tempo, não faltam opções: do inbound marketing ao outbound, do online ao offline, há possibilidades distintas.
Como os recursos são limitados, é fundamental acertar na escolha. Quanto melhor for a tomada de decisão, mais facilmente os efeitos aparecerão. Para tanto, há alguns elementos que devem ser considerados.
A seguir, veja 4 dicas para não errar na seleção dos meios de divulgação.
1. Conheça o público-alvo e os objetivos de campanha
Divulgar um empreendimento é, de certo modo, uma responsabilidade do marketing. E não há campanha realmente eficiente se não for direcionada para os objetivos e para o público-alvo.
Portanto, a escolha dos meios de divulgação começa pela definição de quem é o público que será atingido e suas principais características. Também é fundamental analisar qual é o interesse com a ação. Para algumas empresas, é gerar autoridade, enquanto, para outras, é aumentar as vendas. Dependendo de tais qualidades, os meios certos variam.
2. Avalie o orçamento disponível para os meios de divulgação
Em seguida, é necessário determinar um limite de orçamento. Isso ajuda a considerar as oportunidades que, realmente, são viáveis para o empreendimento. Não adianta, por exemplo, querer investir em um comercial no horário nobre se o orçamento não cobre todos os custos envolvidos.
A boa notícia é que há muitas opções acessíveis. O marketing digital, destacadamente, é tão econômico quanto é efetivo. Dentro da possibilidade, há vários meios que podem ser combinados e que, ainda assim, ficam dentro do orçamento.
Tenha cuidado ao dimensionar os valores. Eles têm que ser condizentes com os objetivos desejados, mas também não devem prejudicar as finanças do negócio.
3. Considere a interação entre diferentes meios
Não adianta investir em link patrocinado e não ter um site para o cliente visitar ao clicar. Enquanto isso, unir um blog e um e-commerce é um jeito de atrair tráfego qualificado e de construir autoridade, ao mesmo tempo.
Esses exemplos servem para mostrar que, ao escolher os meios de divulgação, é fundamental considerar a interação entre eles. Ao dar atenção para esse aspecto, é possível selecionar as opções que oferecem os melhores resultados combinados.
Por causa da limitação do orçamento, inclusive, é preciso fazer análises para identificar qual combinação gera a maximização de aproveitamento dos recursos.
4. Faça uma análise de Retorno sobre o Investimento
Uma das métricas mais importantes ao definir os meios de divulgação é o Retorno sobre Investimento (ROI). Ele corresponde à relação percentual entre os lucros e gastos com determinada ação e, quanto maior for, melhor é o desempenho.
Entre diversas alternativas para divulgar o negócio, vale a pena contrapor o ROI de todas. Estime possíveis ganhos ou use dados anteriores para identificar os valores. A partir daí, basta fazer o cálculo e comparar os números.
O recomendado é optar pelas com ROI mais elevado, já que isso significa que oferecerão resultados diferenciados.
Ao considerar essas orientações, escolher os meios de divulgação certos será muito menos complexo. Assim, o negócio poderá expandir as suas fronteiras e se consolidar no mercado.
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