A popularização da internet proporcionou uma transformação significativa no modo como os clientes se relacionam com as empresas. Há alguns anos, as estratégias de marketing com melhores resultados eram as projetadas em mídias como revista, jornal, rádio e TV. Essa realidade mudou desde que os smartphones e tablets se tornaram um dos principais dispositivos utilizados pelos clientes.
Para se ter uma ideia dessa transformação, 74% dos consumidores brasileiros têm o hábito de pesquisar na internet os produtos que pretendem adquirir, segundo estudo disponibilizado pelo IAB Brasil.
Se você quer acompanhar essa tendência e fazer a sua empresa crescer, ganhar dinheiro e conquistar cada vez mais clientes, não deixe de conferir na sequência as 5 razões para investir em marketing digital o quanto antes.
1. Estar presente onde seus clientes estão
A primeira razão para investir em marketing digital é a possibilidade de inserir a sua empresa no ambiente no qual os seus clientes estão. Hoje, são mais de 90 milhões de brasileiros com acesso à internet, de acordo com dados do Ibope Media. Sendo assim, manter a presença online é essencial para atrair mais clientes e impulsionar as vendas do seu negócio.
A dica também vale para as empresas que não oferecem vendas online, pois é importante utilizar as estratégias do marketing digital para que os consumidores conheçam e busquem pelo seu negócio físico.
2. Melhor custo-benefício
Como vimos, antes da popularização da internet no país, as principais campanhas de marketing eram realizadas em jornais, revistas, TV e rádio, mídias de alto custo. Hoje, investir em marketing digital é bem mais acessível para as empresas se comparado aos canais tradicionais.
Além disso, o retorno sobre o investimento é bem mais rápido, desde que as ações digitais sejam bem planejadas e elaboradas por especialistas da área.
3. Segmentar o seu público
Um dos principais diferenciais do marketing digital é a possibilidade de segmentar as campanhas de acordo com as características do seu público-alvo, desde a localização até as preferências.
Sendo assim, uma das razões para investir em marketing digital é a chance de encurtar o caminho para obter leads qualificados e fazer com que eles se tornem clientes fiéis dos seus produtos ou serviços.
4. Agregar valor para a sua marca é uma das razões para investir em marketing digital
A cada novo acesso, os clientes consomem uma série de informações e interagem com inúmeras marcas. Por ser um canal tão amplo para exposição das empresas, investir em marketing digital é fundamental para agregar valor para a sua marca e aumentar o engajamento com os clientes, pontos essenciais para impulsionar os negócios.
5. Mensuração assertiva dos resultados
Por fim, apresentamos mais uma das razões para investir em marketing digital, que é a possibilidade de manter um controle contínuo das ações e campanhas. Por meio de ferramentas integradas, é possível analisar a quantidade de acessos, o perfil dos clientes que entraram em seu site ou loja virtual e o retorno financeiro que essas ações trouxeram para o seu negócio.
Com essas métricas em mãos, o empresário, junto à agência de marketing contratada, consegue potencializar os acertos e repensar as estratégias que não alcançaram o resultado esperado.
Vimos, neste artigo, que as razões para investir em marketing digital estão diretamente ligadas ao sucesso das empresas nos dias de hoje. Se você curtiu a postagem e quer continuar por dentro das novidades e dicas da área de marketing, não deixe de acompanhar as próximas publicações do nosso blog!