Ter uma boa carteira de clientes é indispensável para fazer o negócio crescer. É a partir da reunião de contatos ativos ou potencialmente interessados que dá para investir em gerar receita recorrente e fidelização.
Contudo, muitos empreendimentos ainda têm dificuldade em montar uma carteira que funcione de verdade. Sem saber onde prospectar novas oportunidades ou como usar as informações a seu favor, várias chances são desperdiçadas.
Quer acertar nessa etapa? Então, veja como agir na formação de uma carteira de clientes bem-sucedida.
Conheça quem são os compradores atuais
Tanto para montar, quanto para gerenciar e expandir a carteira, o conhecimento sobre essas pessoas é fundamental. É somente ao entender quem são os seus consumidores que você poderá realizar ações de segmentação ou, então, identificar padrões de compra.
Portanto, é indispensável fazer uma boa análise dos clientes atuais. Verifique os ativos e inativos, identifique as preferências de consumo, conheça a origem e até quem mais compra.
Isso ajudará a orientar sobre como e onde encontrar novas pessoas que tenham a ver com o seu negócio.
Use o marketing digital para montar a carteira de clientes
Uma ferramenta muito poderosa para elaborar uma carteira do tipo é o marketing digital. Por meio do inbound marketing e do marketing de conteúdo, por exemplo, é possível atrair novas oportunidades. Ao incluí-las em um funil de vendas, fica fácil distribuí-las na carteira.
Também há outros caminhos, como o uso de publicações patrocinadas, de redes sociais e assim por diante. Desde que ele seja feito com qualidade, profissionalismo e bom acompanhamento, o marketing digital tem grandes chances de oferecer um excelente desempenho.
Faça a prospecção em ambientes adequados
Embora o ambiente digital seja cada vez mais usado para formar a carteira de clientes, ele não é a única fonte de boas possibilidades. Também é possível encontrar as pessoas certas em feiras e eventos, bem como por meio do marketing offline e “tradicional”.
As opções corretas dependerão da segmentação de consumidores. Para alguns, a venda direta funcionará bem, enquanto para outros o telemarketing é uma boa alternativa. Faça uma análise dos dados que você tem sobre os indivíduos e descubra quais são as melhores possibilidades para associar ao marketing digital.
Peça a indicação de outras pessoas para os consumidores
Quando o seu empreendimento já conta com indivíduos satisfeitos, há uma excelente oportunidade para formar a carteira de clientes. Nesse caso, o melhor é pedir aos compradores atuais para que eles indiquem contatos de perfil semelhante.
Isso é positivo por dois motivos. O primeiro é que há uma economia de esforços quanto à prospecção e a equipe saberá exatamente com quem e onde falar. Além de tudo, aproxima o contato inicial com o indivíduo. Ao citar o nome da pessoa que o indicou, é provável que o interlocutor fique mais propenso a receber a resposta.
Ao seguir essas dicas, será viável atuar na formação da carteira de clientes de um jeito eficiente e com ótimos resultados. Não deixe de colocar em prática as recomendações e veja novas oportunidades surgirem!
O que você acha das orientações? Conte nos comentários e participe!