Gestão da carteira de clientes: 4 dicas impressionantes

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A carteira de clientes é um dos bens mais valiosos de uma empresa. Para provar isso, basta desenvolver um raciocínio simples: quanto custa conquistar um cliente novo? Agora pense em quanto custa manter um cliente. De forma simplista, podemos concluir que um cliente fidelizado é muito mais valioso. Além de ser mais barato mantê-lo por perto, ter a certeza de que ele estará ao seu lado enquanto a marca for relevante para ele, ainda existe a possibilidade de a sua empresa ser indicada para a rede de contatos dessa pessoa.

Pensando nisso, preparamos um texto completo com 4 dicas impressionantes para que você faça a gestão da carteira de clientes da sua empresa. Veja agora e aprenda!

1. Organizar faz parte da gestão da carteira de clientes

O primeiro passo para fazer a gestão da carteira de clientes com eficiência é organizá-la. Isso porque cada um dos seus consumidores tem um perfil diferente. Nem todos eles atendem aos mesmos argumentos ou têm as mesmas necessidades. Por isso, é importante que você saiba classificá-los de forma a personalizar a comunicação com essas pessoas. Quanto mais próximas do universo do público são as suas mensagens, maiores serão as suas chances de ter sucesso.

2. Observar a tendência de comportamento deles é importante

O relacionamento de um cliente com uma empresa passa por diversas fases, como em qualquer relacionamento. Primeiramente ambos estão encantados uns com os outros, depois se tornam mais próximos e, quando a gestão da carteira de clientes não é feita de forma correta, o relacionamento pode se tornar distante. Por isso, é fundamental que você saiba antecipar a tendência de comportamento dessas pessoas. Dessa forma, será possível tomar medidas antes que o afastamento aconteça. Afinal de contas, já entendemos que a conquista custa mais que a manutenção.

gestão da carteira de clientes

3. Dar manutenção constante ao relacionamento é indispensável

Essa dica está diretamente ligada ao tópico anterior. Mas é importante que ela esteja clara aqui, uma vez que um dos maiores erros que os empreendedores podem cometer é negligenciar os clientes fiéis. Por isso, dar manutenção é uma atitude fundamental da gestão da carteira de clientes. Podem ser telefonemas, e-mails personalizados ou até mesmo almoços de negócios. O importante é que você esteja sempre por perto mostrando que está à disposição para ajudá-lo sempre que preciso.

4. Contratar mais pessoas para a gestão da carteira de clientes pode ser a solução

Se você leu as dicas anteriores e pensou que não consegue ter tempo para fazer tudo isso, é sinal de que você precisa contratar mais pessoas para essa função. Isso porque de nada adianta ter muitos contatos se você não consegue se relacionar com eles. Uma carteira de clientes pequena mas com qualidade é mais importante que uma imensidão de números sem nenhum contato.

A gestão da carteira de clientes é um trabalho importante dentro de uma empresa. Ele garante a constância nas vendas e até o aumento delas. Empreendedores que sabem como fazer isso têm um grande diferencial nas mãos. E os profissionais contratados que o fazem são disputados a unha pelas empresas contratantes. Por isso, se você ainda não trabalha nesses moldes, comece a revisar a sua metodologia imediatamente.

Você já coloca alguma dessas dicas em prática? Compartilhe a sua experiência com a gestão da carteira de clientes nos comentários.

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