Como aumentar as vendas durante a crise?

Compartilhar

Por dois anos o Brasil esteve em sua mais grave recessão econômica. Apesar de o Produto Interno Bruto ter crescido 1% em 2017, a economia ainda inspira cuidados — especialmente, para empreendimentos que querem se manter no mercado.

Uma das formas de obter segurança é com a elevação das vendas. Além de expandir o faturamento e a lucratividade, é um jeito de fortalecer a base de clientes e conseguir destaque da concorrência.

Em um momento de crise, entretanto, como aumentar as vendas? Continue lendo e descubra a resposta!

Fortaleça e capacite o atendimento

Quando um cliente é bem atendido, pode até ser que a conversão não aconteça. Contudo, haverá uma boa impressão do negócio e um posicionamento adequado de mensagem. Além de atrair o indivíduo em outra oportunidade, a marca conquista indicações e a preferência do público — e tudo isso eleva a conversão.

Em tempos de crise, é especialmente importante caprichar nessa etapa para saber como aumentar as vendas. O recomendado é treinar o atendimento de maneira diferenciada e contínua, pois vendedores capacitados são mais persuasivos e dinâmicos. Como consequência, o negócio poderá melhorar os resultados.

Busque a fidelização para saber como aumentar as vendas

Elevar a taxa de conversão não significa apenas procurar novas pessoas para a base de clientes. Na verdade, também está diretamente ligado à fidelização. Após comprar pela primeira vez, por exemplo, há 27% a mais de chances de o consumidor retornar. Depois da terceira experiência, o número sobe para 54%. Isso demonstra, portanto, que convencer quem já foi convencido antes é mais rápido e barato.

Além do atendimento de qualidade, invista em experiências personalizadas e benefícios para quem compra sempre. Assim, há maior fidelização e, como resultado, fortalecimento das vendas.

como aumentar as vendas

Crie promoções de valor em vez de apenas oferecer descontos

Quando a intenção é descobrir como aumentar as vendas, é comum que um dos primeiros passos seja diminuir os preços. Teoricamente, isso atrai os clientes e faz com que eles comprem com menor resistência.

Contudo, apenas aplicar descontos traz algumas desvantagens: as pessoas que compraram com o preço cheio podem se sentir enganadas; é mais difícil retornar ao número anterior e o item perde valor agregado.

Em vez disso, crie promoções realmente interessantes. Pense em combos econômicos de produtos e serviços, ofereça cupons de sorteios de acordo com o total das compras e busque novas formas de criar atratividade. Desse jeito, é possível se diferenciar e consolidar a conversão.

Invista no marketing digital

Em tempos de crise, é fundamental apertar o cinto e diminuir as despesas. Nessa etapa, é comum que o marketing seja o primeiro a sofrer. Paralelamente, ele é o responsável por atrair novas oportunidades, então é fundamental tomar cuidado com os cortes.

Para equilibrar custos e, mesmo assim, garantir a divulgação, o marketing digital é uma ótima opção. Com diversas alternativas, ele traz versatilidade e adaptação ao negócio, é de fácil acompanhamento e oferece excelentes efeitos. Para aproveitar todas as vantagens, considere contratar uma agência especializada e faça um investimento ainda melhor.

Com essas dicas, você já sabe como aumentar as vendas mesmo na crise. Coloque em prática as orientações e prepare-se para os resultados positivos que surgirão!

Nos comentários, conte como o seu negócio tem tentado driblar a crise e participe do debate!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias