Quando uma pessoa lança uma nova marca no mercado, muito trabalho teve que ser feito antes que isso acontecesse. É muito tempo e dinheiro investidos para que a empresa sobreviva e prospere. Mas nada disso terá valor se não existirem clientes para comprar os produtos ou contratar os serviços. Por isso, uma parte fundamental em todo esse plano é criar estratégias de marketing. Sem elas, dificilmente os clientes em potencial saberiam sobre a existência da marca.
Pensando nisso, criamos uma lista com táticas diferentes de atração de clientes para PME. Leia este texto até o final e entenda como aplicá-las ao seu negócio.
Invista em um bom posicionamento orgânico no Google
Para a maioria dos usuários, a resposta para qualquer dúvida está no Google. E é por isso que é fundamental que a sua marca esteja bem posicionada na página de resultados. Isso porque quando alguém fizer uma busca que está atrelada à sua marca, o seu site deve aparecer entre os primeiros links da página de resultados.
O segredo para que isso aconteça é investir em táticas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, em português). Elas combinam o uso das palavras-chave corretas com a produção de conteúdo original e a troca de links entre as páginas, para que o Google entenda que o seu site é relevante dentro daquele mercado.
Tenha uma estratégia de links patrocinados
Quando analisamos com atenção a página de resultados do Google, podemos perceber que existem os resultados orgânicos (como mencionamos no tópico anterior) e alguns links patrocinados no topo da página. Esses links são o resultado de campanhas criadas dentro do Google Adwords, onde qualquer pessoa com uma conta na plataforma e um orçamento em mãos pode veicular um anúncio.
O segredo aqui é configurá-lo com as palavras-chave do seu interesse e definir o exato público que a sua PME deseja atrair. Isto é, definir idade, região, sexo, interesses em geral e até mesmo se eles já tiveram algum contato prévio com a sua marca ou concorrentes.
Solucione dúvidas com conteúdo original
Quando uma marca produz conteúdo original ela não somente constrói uma estratégia forte de SEO, como também se posiciona como especialista no assunto. A verdade é que quando a marca esclarece as dúvidas dos seus consumidores, ela é vista de uma outra forma. Isto é, o público vê suas intenções por trás da venda e entende que parte da sua missão é solucionar problemas que eles eventualmente possam ter. E percepções como essa são extremamente valiosas para uma PME.
Na prática, isso aumenta as suas chances de concluir as vendas. Afinal de contas, se a marca consegue esclarecer todas as dúvidas, ela tem capacidade para oferecer os melhores produtos do mercado. E as vantagens vão além disso. As chances são de que você consiga fidelizar esses clientes com mais facilidade no futuro.
Trabalhe o seu mailing com carinho
O mailing de uma empresa é como um tesouro, que deve ser guardado corretamente com segurança e trabalhado. Para uma PME ele é ainda mais valioso, uma vez que representa uma lista de pessoas que já manifestaram interesse por seus produtos ou serviços. Isto posto, ter uma estratégia coerente de abordagem via e-mail marketing é uma vantagem para a divulgação do seu negócio e atração de novos clientes.
O trabalho de uma PME é árduo, assim como de todas as outras, independentemente do seu tamanho. Mas a verdade é que a internet permitiu que todas elas tivessem acesso a uma série de possibilidades de divulgação que antes não estavam à disposição. Por isso, aproveite todas elas e invista naquilo que fará toda a diferença no sucesso do seu negócio.
Você já usou alguma dessas estratégias de atração de clientes na sua PME? Conte nos comentários como foi essa experiência.