Conheça 5 dicas para fidelizar os seus clientes

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A fidelização é um elemento muito importante em qualquer empreendimento. Aumentar a taxa de retenção em apenas 5% pode gerar um aumento de 75% na lucratividade, por exemplo. Além de tudo, consumidores fiéis ajudam o negócio a se manter robusto e a crescer no mercado.

Para fidelizar clientes, algumas ações devem ser planejadas e colocadas em prática. Com consistência e qualidade, é possível chegar ao efeito esperado.

Por isso, veja a seguir 5 dicas para que seus clientes voltem a comprar mais vezes.

1. Satisfaça o interesse da pessoa

Fidelização e satisfação caminham de mãos dadas. Se alguém sabe que em determinado lugar vai encontrar alta qualidade, é mais provável que retorne em uma futura compra.

Com isso, o empreendimento deve agir de modo a oferecer aquilo que o cliente precisa, no momento em que necessita e da forma que ele deseja.

Criar experiências personalizadas e de valor gera um impacto positivo e que faz com que as pessoas queiram retornar outras vezes.

2. Pratique o overdelivering para fidelizar clientes

Atender às expectativas de quem compra é importante, mas ir além traz muito mais oportunidades de fidelização. A prática do chamado overdelivering consiste em entregar mais do que a pessoa contratou e/ou esperava.

Oferecer algo grátis, cumprir com prazos de entrega de maneira muito satisfatória ou incluir uma personalização ainda mais intensa são alguns exemplos de ações.

Isso ajuda a fidelizar clientes porque fortalece a confiança e cria uma experiência positiva em relação à marca. Assim, há mais chances de a pessoa retornar.

3. Mantenha-se sempre por perto

A venda não deve acabar quando o cliente faz o pagamento. Se o objetivo é construir uma base fiel de consumo, manter-se sempre por perto é fundamental.goomark-2

Por meio do marketing digital, por exemplo, é possível interagir com consumidores nas redes sociais. Já a automação no email marketing, por sua vez, permite uma nutrição e um fortalecimento do contato.

A intenção é garantir que o consumidor utilize o que adquiriu da melhor maneira possível, além de sempre ter em mente que a empresa está lá como uma opção para novas compras.

4. Considere criar um programa de fidelidade

Outra opção consiste em criar um programa de fidelidade. Basicamente, ele premia os clientes que consomem com mais frequência, gerando benefícios para ambos os lados.

Para que dê certo, é fundamental descobrir o que o cliente deseja e como garantir uma oferta que não prejudique a lucratividade. Também é necessário definir regras muito claras para evitar contratempos.

Com tudo estruturado, deve-se realizar uma comunicação abrangente, de modo que todos saibam como e por que participar deste programa.

5. Peça o feedback dos consumidores

Ouvir o que eles têm a dizer também colabora para fidelizar clientes. Ao levar em consideração as opiniões, a empresa demonstra que se importa com as pessoas, suas experiências e visões sobre a marca.

Vale a pena, por exemplo, realizar pesquisas de satisfação, assim você pode entender o que faz com que os clientes retornem e, principalmente, o que os impede de voltar. Desta maneira, dá para compreender quais pontos devem ser otimizados, de modo a trabalhar para conquistar um desempenho melhor. Investir na metodologia NPS (Net Promoter Score) é uma ótima maneira de mensurar o grau de satisfação dos seus clientes.

A partir dessas ações, é possível fidelizar clientes e aproveitar os benefícios dessa retenção. Assim, o negócio consegue crescer com mais facilidade.

Compartilhe suas experiências nos comentários e conte como anda o seu empreendimento.

 

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