Como definir os indicadores de performance adequados para a empresa?

Compartilhar

Qualquer empresa que procura tomar decisões melhores sobre o seu futuro precisa medir e analisar com clareza o desempenho do seu negócio. Mas o mais importante é saber exatamente o que  deve ser acompanhado, medido e analisado.

Para isso, foram criadas formas de mensurar a performance do negócio da sua empresa, seja ele vender, cadastrar, compartilhar ou algo similar. Essa mensuração é feita usando indicadores-chave de performance — também conhecido como key performance indicators. Esses indicadores, além de serem uma excelente fonte de insights, são a melhor forma de saber se o desempenho da sua empresa está crescendo ou diminuindo, ao longo de um período de tempo. Mas, afinal, como definir os indicadores de performance adequados para a empresa? Vamos descobrir agora!

Tenha em mente um objetivo claro

O primeiro passo para definir indicadores de performance adequados é saber o que deve ser avaliado. Antes de estabelecer qualquer métrica a ser seguida é importante estar claro qual o objetivo a ser alcançado. Queremos aumentar as vendas? Gerar mais leads? Aumentar conversões? Ter mais inscrições na newsletter? Identifique os maiores objetivos da sua empresa e determine as prioridades do negócio.

Escolha indicadores diretamente relacionados ao seu objetivo

Agora que você determinou qual é o seu objetivo, podemos definir quais indicadores de performance adequados devem ser acompanhados! Lembre-se sempre: o seu objetivo determina os indicadores relevantes. KPIs são mensurações quantificáveis, ou seja, você mede algo e o transforma em um número, um valor que se torna uma informação, usado para medir a performance do seu negócio frente a um objetivo específico.

Vamos a alguns exemplos práticos: se você quer aumentar as conversões do seu site em 5%, quais indicadores são interessantes? É muito comum considerar o tráfego como indicador importante logo de cara, mas não! Você já está atraindo visitantes, mas não consegue converter a venda, então onde pode estar o problema? Aqui, é interessante acompanhar sua taxa de conversão, taxa de abandono de compra no checkout, tendência nos preços e similares. Contextualize a escolha dos KPIs ao ponto que precisa de maior atenção.

goomark-2

Os KPIs variam de acordo com o negócio

A escolha dos indicadores de performance adequados é estritamente ligada ao modelo de negócio da sua empresa. Diferentes empresas possuem diferentes abordagens — e, claro, diferentes objetivos — portanto devem ter métricas diferentes. Para ficar mais claro, vamos falar sobre alguns tipos de negócio e mostrar os KPIs mais usados em cada um deles.

SaaS

Empresas que vendem softwares como serviço — também conhecidas como Saas, ou software as service. Precisam controlar sua taxa de saída de clientes, ter controle sobre sua entrada mensal (muitas vezes por oferecer um serviço com fee mensal) e precisam saber quanto custa adquirir cada cliente. Esses são apenas alguns pontos importantes, mas podem ser medidos utilizando os indicadores: churn (saída), custo por aquisição e arrecadação mensal.

Sites/blogs/portais de informação online

Portais online vivem essencialmente de visitas, certo? Mas esse não é o único aspecto importante! Se considerarmos apenas as visitas que um site recebe, deixamos de lado toda e qualquer repercussão que o conteúdo existente nesse website causa, bem como quem está falando sobre ele. Sendo assim, podemos acompanhar também quantas páginas cada usuário visita, quanto tempo ele fica no site, se ele compartilha nas redes sociais e se faz referência a esse conteúdo. Portanto podemos adotar como indicadores de performance adequados: visitas únicas, tempo de permanência na página, página/visita, compartilhamentos e interações sociais.

Como via de regra, devemos sempre analisar o que é importante para o negócio e escolher indicadores que forneçam informações relevantes para a tomada de decisões sobre o futuro da empresa.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para contar para a gente quais indicadores de performance você acompanha na sua empresa! Não se esqueça de também curtir e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais. Participe!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias