Aproximadamente, 8 em cada 10 compradores fazem uma pesquisa na internet antes de fechar negócio. Considerando que o Google é o mecanismo de busca preferencial, a maior parte do seu mercado procura produtos e empresas online.
Ao aparecer no Google, especialmente em posições mais altas, o seu empreendimento chama mais a atenção e tem maiores chances de conquistar novas vendas. Por isso, é fundamental utilizar técnicas que permitam que o seu empreendimento se destaque.
Sabendo disso, veja a seguir o que fazer para conseguir esse posicionamento no buscador!
Faça um levantamento de palavras-chave sobre o negócio
Muitas empresas falham em aparecer no Google porque não decidem corretamente qual caminho seguir. A questão é simples: o empreendimento só vai aparecer por lá se houver usuários pesquisando sobre ele ou sobre o mercado em que ele atua.
Por isso, definir palavras-chave é muito importante. Imagine uma loja que vende capas e outros acessórios para celular. Se ela tentar aparecer com a pesquisa “celulares” provavelmente não vai conseguir, porque há muitas outras opções maiores e ela ainda poderá atrair quem procura aparelhos.
Já ao usar “acessórios para celular” e “capas para celular”, há mais chances de conseguir uma boa posição.
As palavras-chave devem ter a ver com o negócio e possuir um bom volume de pesquisas mensais, mas precisam ser específicas o bastante para que o empreendimento se destaque.
Aplique as táticas de SEO para sua empresa aparecer no Google
Falar em aparecer no Google e em palavras-chave sem citar SEO (Search Engine Optimization) é praticamente impossível. Essa otimização tem a ver com a adoção de práticas estratégicas em páginas e conteúdos publicados no site da empresa.
Ter um blog com conteúdo que siga as boas práticas, por exemplo, é uma ótima opção. Além de educar os clientes e atrair tráfego qualificado, você consegue ganhar posições no Google.
Para chegar lá é necessário ter um site que carrega rapidamente e que é responsivo, conteúdo útil e informativo e aumentar o tempo de permanência dos visitantes, dentre outros fatores.
Utilize os links patrocinados para complementar os resultados
Somente o tráfego orgânico não é o suficiente em vários casos. Para melhorar o posicionamento nas buscas, portanto, vale a pena utilizar links patrocinados.
O Google Adwords, por exemplo, permite que você crie anúncios com direcionamento para uma página específica e a sua escolha. O anúncio é mostrado em uma área própria da busca, ganhando destaque e sinalização de conteúdo pago.
Criar campanhas desse tipo é uma ótima forma de aproveitar oportunidades pontuais — como datas comemorativas —, além de ser ideal para incrementar o fluxo de pessoas que visitam o seu site.
Conte com uma equipe especializada
Embora todas essas estratégias sejam efetivas, elas são relativamente complexas. Para aproveitar o máximo do seu investimento é preciso ter uma abordagem completa e profissional.
Sendo assim, é recomendado ter uma equipe especializada ao seu lado. Ter o apoio de uma agência de marketing digital permitirá que o planejamento e a execução sejam muito mais efetivos, melhorando o desempenho do negócio.
Para aproveitar os resultados, busque uma empresa de confiança, com experiência e profissionais especializados no tema.
Com essas ações, seu empreendimento não vai só aparecer no Google, mas também terá novas oportunidades. A partir daí, surge o crescimento e o fortalecimento de mercado!
Aproveite o espaço dos comentários e conte quais são os seus desafios para aparecer nesse buscador!