Como fazer a prospecção de novos clientes?

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Seja para o negócio crescer ou se manter no mercado, é fundamental buscar novos clientes de maneira constante. A partir da geração de novas oportunidades, é possível ampliar o faturamento, a lucratividade e até a fidelização.

Para que tudo isso seja viável, o time comercial deve fazer a prospecção de novos clientes. A partir do levantamento de chances inéditas, dá para caminhar para a conversão de vendas.

Veja como fazer essa prospecção e entenda como obter os melhores resultados!

Crie um funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta muito importante porque separa as oportunidades de acordo com a sua preparação para a compra. Os que estão no topo acabaram de reconhecer o problema, enquanto os do fundo estão mais próximos de fechar negócio.

Dificilmente todos os clientes prospectados terão a mesma preparação, então, é fundamental saber identificar cada um. Juntamente do funil, estabeleça um processo de qualificação. Assim, é possível entender quais são as possibilidades mais “quentes”.

Saiba onde o cliente está

Agora que está tudo pronto para receber as oportunidades, é hora de começar a prospecção de novos clientes. Para tanto, é fundamental saber onde essas pessoas estão, o que exige bastante conhecimento.

Uma empresa B2B, por exemplo, provavelmente vai se dar melhor ao buscar feiras de empresas em vez daquelas abertas ao público geral. Por isso, é preciso planejar quais são os melhores eventos para encontrar novas pessoas.

Outra alternativa é ativar os seus contatos. Peça indicações para profissionais do ramo e, até mesmo, para os seus consumidores atuais. Aproveite e fique atento a manifestações, como de quem demonstra ter uma dúvida que é respondida pela solução do seu negócio.

prospecção de novos clientes

Utilize o poder do digital para a prospecção de novos clientes

Em um ambiente progressivamente conectado, é muito provável que o seu cliente esteja na internet. Afinal, há um grande volume de oportunidades nesse espaço. Para obter bons efeitos, é relevante usar o marketing digital.

Com o marketing de conteúdo, por exemplo, é possível gerar leads e, a partir daí, estabelecer um fluxo de prospecção. A análise de dados também é útil, assim como a presença nas redes sociais e até o uso de e-mail marketing.

Dessa forma, os usuários são rastreados com facilidade e fica simples compreender qual caminho seguir.

Tenha uma abordagem condizente

A prospecção de novos clientes não significa, necessariamente, buscar fechar a venda de cara. Muitas vezes, o negócio só será fechado após outros contatos, ainda mais em vendas complexas.

Portanto, é importante não ir muito diretamente ao ponto. A menos que a oportunidade esteja no fundo do funil, o recomendado é seguir por um padrão menos intenso. Assim, há como explorar as possibilidades e trabalhá-las até a conversão.

Pense em quais são as necessidades em cada etapa e busque maneiras de qualificá-la e fazê-la descer pelo funil. Com isso, os esforços de vendas diminuem e, mesmo assim, os contatos não saem da base.

Fazer a prospecção de novos clientes é vital para a sobrevivência do empreendimento. Ao seguir essas dicas, dá para ter o melhor desempenho na tarefa, o que contribui para a ampliação da conversão.

O que você tem feito para prospectar novas pessoas? Conte nos comentários e não deixe de participar!

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