A jornada de compra de um cliente envolve uma série de pontos que, juntos, compõem a decisão de adquirir ou não um produto ou serviço de determinada empresa. Durante todo esse processo, as marcas buscam formas eficazes de impactar o público, principalmente nas fases finais do funil de vendas.
Nesse período, os clientes estão muito mais propensos a fazer negócio com a sua empresa. Porém, dependendo do caso, pode faltar um “empurrãozinho” a mais para que essa conversão se concretize. É justamente nessa fase que as companhias começam a traçar estratégias bem direcionadas para impactar o público que realmente tem interesse em comprar os produtos ou serviços da sua marca.
Se você é gestor ou atua no setor de vendas e marketing de uma empresa, confira na sequência deste artigo algumas dicas de como impactar o público de forma positiva, agilizando o processo de compra em sua empresa. Não perca!
Personalize a sua interação com o cliente
Quando os consumidores chegam no que chamamos de estágio de conversão, eles esperam que as empresas ofereçam um relacionamento mais próximo e personalizado do que quando eles estavam na fase de descoberta.
A intenção é justamente essa, impactar o público com interações baseadas em seu perfil e preferências. No entanto, muitas empresas ainda pecam nesta estratégia e acabam oferecendo aos consumidores com amplo potencial de compra uma comunicação semelhante a utilizada no início da prospecção.
Ao chegar no momento da decisão, o consumidor já tem em mente o que ele precisa e quer adquirir, porém alguns pontos podem barrar a compra imediata, como preço, formas de pagamento, demora na entrega ou valor do frete. É interessante entender um pouco melhor o que está adiando essa aquisição para negociar com o cliente justamente esses pontos, ampliando as conversões da sua marca.
Surpresas positivas são formas de impactar o público com potencial de compra
Como mencionado no tópico acima, alguns fatores podem adiar a compra de um produto ou serviço, mesmo quando o consumidor já entende que necessita dessa aquisição. Por isso, surpresas positivas podem impactar o público e levá-lo a conversão imediata. Claro que para isso a empresa precisará se planejar e reservar um budget específico para essas ações. Mas, quando bem produzidas, esse tipo de estratégia costuma gerar ótimos resultados para as companhias.
Um exemplo de surpresa bem interessante é criar uma experiência para o cliente, seja um evento, uma apresentação de música, um encontro com artistas, enfim, algo que tire o consumidor de sua rotina e que se torne inesquecível.
Dependendo do perfil da empresa, ações como uma simples visita à fábrica acompanhada de um delicioso café da manhã aproxima o cliente da empresa de uma forma tão intensa que a compra se tornará um processo natural.
O diferencial dessas ações é que elas não focam apenas no imediato, pelo contrário, um evento surpresa bem preparado é capaz de fidelizar o público e ainda tornar essas pessoas propagadores espontâneos da sua empresa, o que trará ainda mais clientes para o seu negócio.
No artigo de hoje, apresentamos algumas estratégias que ajudam a impactar o público que realmente tem interesse em comprar produtos ou serviços da sua empresa. Para continuar por dentro de dicas como essa, veja também em nosso blog o post que ensina a aproveitar melhor os contatos recebidos das ações de marketing digital.