Estamos cercados de informação e para atrair novos clientes hoje não basta apenas usar as mesmas estratégias de marketing — mesmo que tenham feito bastante sucesso durante um tempo. A palavra da vez é inovação. Mas como conseguir fazer algo diferente em meio a todo conteúdo que se produz minuto a minuto?
Você sabe que inovar nem sempre é fácil, por isso selecionamos algumas dicas para te ajudar na tarefa de conduzir o marketing digital de sua empresa sem cair na “mesmice” da concorrência:
A solução pode estar nos pequenos aparelhos
Sabemos que o número da população que utiliza os seus smartphones para acessar a internet tem aumentado consideravelmente nos últimos anos — não apenas pela melhoria na tecnologia, mas também pelas facilidades que o aparelho proporciona. Sua empresa já dispõe de recursos de marketing digital para esse tipo de público?
Os chamados sites responsivos se adequam ao tipo de tela que o usuário está utlizando e tem sido uma grande pedida quando o quesito é inovação — apesar de muitas empresas ainda não terem aderido a esse modelo. Para e-commerces, por exemplo, este é um queito indispensável. As atualizações do Google para o posicionamento orgânico têm levado cada vez mais em consideração esse fator.
Além disso, os usuários, seus potenciais clientes, têm se tornado cada vez mais exigentes. Por isso, oferecer uma melhor visualização do conteúdo e de anúncios web, seja em celulares, tablets ou mesmo no computador, pode ajudar muito na hora de manter o cliente no site e alcançar os seus objetivos estratégicos de marketing digital.
Reutilize conteúdos e potencialize os negócios de sua empresa
A plataforma pode ser a mesma, no entanto, mesmo que você afirme já ter esgotado as possibilidades de divulgação, há sempre novas maneiras de se reinventar.
Um bom recurso está na reutilização de conteúdos que você já divulgou. Eles podem servir como base para a criação de novos conteúdos, em outros formatos ou até mesmo apenas novas versões aprofundadas. Mas fique atento para não se tornar repetitivo. Tenha em mente que o foco é inovar na estratégia de marketing digital e para isso usar gráficos simples, fotos, imagens, conteúdos interativos, também pode auxiliar.
Busque sempre fazer algo novo e não esqueça de ouvir seus clientes: o feedback deles pode te ajudar a econcontrar vertentes que você ainda não optou por utlizar na estratégia de marketing digital da sua empresa.
Saiba que um conteúdo com qualidade pode fazer a diferença
Você já sabe quais as dificulades pode encontrar na hora de inovar, mas muitas empresas estão focadas apenas no SEO (Search Engine Optimization) — otimizando seu conteúdo para mecanismos de busca, e acabam esquecendo de gerar um conteúdo com qualidade. Resultado: elas podem até ficar bem posicionadas – o que não é uma regra -, mas não obtêm o retorno desejado.
Os buscadores estão cada vez mais focados em encontrar sites que forneçam uma boa experiência para o usuário. Por isso é muito importante ir além. Criar e divulgar conteúdos que visem o melhor resultado para o usuário, asssim você não apenas conquistará um bom posicionamento nos buscadores, mas também pode garantir um lead qualificado para as suas negociações.
Acompanhe a concorrência, as tendências e seus clientes para inovar na estratégia de marketing digital
Há diferentes estratégias de marketing digital para se implementar. Talvez você ainda não tenha utilizado todas ou não a tenha feito de forma adequada para a obtenção dos resultados. Veja como o mercado e seus concorrentes têm se desenvolvido sempre de forma analítica, avaliando o que a sua empresa tem feito e quais ideias podem ser inovadas.
Além disso, esteja atento ao que o seu consumidor diz por meio de comentários em canais sociais, menções à marca, interações e dados de navegabilidade do usuário. Dessa forma você pode medir qual foi a receptividade delas entre os usuários e otimizar as ações. Teste, mensure, avalie e, se não deram certo, modifique, atualize e reinvente. Crie novas possibilidades e esteja aberto às mudanças!
E você, está pronto para inovar nas estratégias de marketing digital de sua empresa? Veja quais as melhores medidas a serem adotadas e dê o próximo passo. Possui alguma dúvida sobre como aplicar isso na prática? Fale com um de nossos especialistas!