Conheça 3 erros de investimento de marketing da sua empresa

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Com a popularização da internet e das redes sociais em todo o país, é cada vez mais comum as empresas, de todos os segmentos e portes, investirem em ações de marketing digital, a fim de aumentar as vendas, encontrar novos clientes e fortalecer a marca.

Essa iniciativa das corporações é bastante importante, pois o marketing representa a chave de acesso para o crescimento nos dias de hoje. Campanhas bem planejadas e com uma execução efetiva, ajudam a turbinar o lucro das empresas e a construir uma reputação.

Porém, nem todas as companhias alcançam esse sucesso e uma das principais causas para isso acontecer são os erros de investimento de marketing. Se você é empresário ou gestor de um negócio, não deixe de conferir a seguir os 3 problemas de investimento em marketing que podem prejudicar a sua empresa.

1. Aplicação de todos os recursos em um só canal

Um dos erros de investimento de marketing acontece, muitas vezes, por falta de conhecimento do gestor sobre as opções de canais para investimento. Para se inteirar do assunto, o empresário costuma pesquisar os serviços disponíveis de marketing. Mas, por conta do orçamento restrito, é comum ele optar por trabalhar com um meio específico, pois acredita que investindo todos os seus recursos em um só local ele terá resultados mais satisfatórios.

Mas, essa análise é muito superficial e pode fazer com que a empresa não obtenha retornos significativos. No marketing, é preciso conhecer os canais e testar estratégias diversas para encontrar as ações mais adequadas para a sua empresa. É interessante distribuir o orçamento inicial em duas ou mais plataformas de marketing, assim, com o tempo, é possível ver quais delas alcançaram o resultado esperado e quais realmente não são significativas para o seu negócio.

2. Ignorar o ROI

Em tempos de crise, sabemos que boa parte das empresas estão buscando maximizar toda a verba que entra no negócio. Porém, na ânsia de economizar, alguns empresários acabam enxergando todos os investimentos como custos imediatos, inclusive o marketing.  

erros de investimento de marketing

Avaliar uma estratégia de divulgação apenas pelo custo dela é um dos erros de investimento de marketing mais comuns. As empresas não podem ignorar o ROI (Retorno sobre Investimento), pois é ele que dará as reais dimensões desse trabalho. Uma ação de baixo custo com um ROI baixo, por exemplo, pode fazer a empresa economizar verba em curto prazo, mas não será rentável a longo prazo. Sendo assim, é essencial considerar o ROI antes de alterar o investimento em marketing com base somente nos custos.

3. Interrupção é um dos erros de investimento de marketing

Todas as empresas querem ampliar as vendas e a sua carteira de clientes, e muitas delas recorrem ao marketing para alcançar esse objetivo. Até aí tudo bem, pois a divulgação é o caminho para despertar o interesse dos consumidores. No entanto, um dos erros de investimento de marketing que mais atrapalham os resultados é a interrupção do trabalho no meio do processo.

Isso geralmente ocorre por conta do imediatismo das empresas, que esperam retornos excelentes em um curto espaço de tempo. O marketing é um grande aliado das companhias, mas ele também precisa de tempo para começar a dar frutos.

Somente após um certo período de ativação das campanhas é que é possível alcançar o engajamento esperado. Interromper o investimento é uma atitude prejudicial, pois além de perder as verbas destinadas ao marketing, a empresa não dá continuidade a relação que iniciou com o consumidor, passando a sensação de abandono.

Apresentamos para você neste artigo os 3 erros de investimento de marketing que causam uma interferência negativa em seu negócio. Se você quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à gestão empresarial, veja em nosso blog o artigo que mostra os 4 sinais de que a sua empresa está falindo sem você perceber.

 

 

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