4 erros que toda pequena empresa comete

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Quando o empreendedor decide abrir uma empresa, ele estima uma quantidade de atividades que devem ser realizadas por ele para que o negócio prospere. No entanto, no dia a dia, o empresário percebe que o volume de tarefas é muito maior do que ele projetava, pois, os imprevistos estão presentes em todas as operações.

Esse contato com a realidade do negócio é um dos motivos que levam o empreendedor de pequena empresa a cometer erros que são recorrentes, principalmente nos primeiros meses ou anos da companhia. Isso acontece porque, com o rompimento do seu planejamento inicial, é comum o empresário ficar sobrecarregado.

Para ajudá-los a ficar longe desses impasses, listamos a seguir os 4 erros que toda pequena empresa comete e que podem, inclusive, prejudicar o andamento do negócio. Confira!

1. Esperar um retorno financeiro rápido

Muitas vezes, ao abrir uma pequena empresa, o empreendedor investe boa parte de suas economias, acreditando que o retorno será imediato. Esse é um erro comum e bastante perigoso, pois uma nova companhia pode demorar meses ou até mesmo anos para gerar um lucro consistente.

A dica é sempre pensar no negócio a longo prazo, fazendo um planejamento de cada etapa que a empresa terá que percorrer até chegar no seu ponto de estabilidade. Por isso, ter uma reserva financeira de segurança é essencial para que o empreendedor não “quebre” no início da operação.

2. Não destacar os seus diferenciais

Gerenciar uma pequena empresa exige que o empreendedor seja dedicado e saiba aproveitar bem todas as oportunidades que surgem. Também é interessante que o empresário crie por si só as próprias situações favoráveis.

pequena empresa

Para isso, é fundamental conhecer e destacar os diferenciais do negócio em todas as abordagens, sejam elas comerciais ou não. Na correria diária, é comum subestimar o potencial do seu negócio, um erro grave cometido por pequena empresa e também pelas grandes corporações. Para identificar o diferencial do seu negócio, basta colocar-se no lugar dos seus consumidores e responder a seguinte questão: por que eu escolheria essa empresa e não as concorrentes?

3. Aguardar o cliente vir até a sua companhia

Para se manter ativa, a pequena empresa precisa ter clientes para consumir os seus produtos ou adquirir os seus serviços. Mas, um erro comum nas companhias é esperar que o cliente venha até a sua operação. Principalmente em situações em que o consumidor já teve uma interação inicial com a corporação, o follow up é essencial para que ele concretize a compra.

Acreditar que somente uma abordagem simples garantirá que o consumidor volte a negociar com a sua empresa é um erro preocupante, ainda mais nos dias de hoje, nos quais os clientes são bombardeados com uma série de informações sobre as mais diferentes companhias.

4. Não investir em ações de marketing focadas na pequena empresa

Por fim, mais um erro cometido pela pequena empresa é não investir em ações de marketing que ajudam a alavancar o negócio, principalmente no ambiente digital. Algumas companhias até decidem contratar serviços de comunicação, mas sem realizar uma análise prévia do que é realmente importante fica difícil alcançar o sucesso.

É interessante escolher uma agência de marketing que seja especializada em pequena empresa e ofereça ações personalizadas para a sua operação. Com isso, é possível explorar o melhor do marketing e obter resultados significativos para o seu negócio.

No artigo de hoje, apresentamos os 4 erros que toda pequena empresa comete e que podem ser evitados, basta adotar um planejamento estratégico e contar com parceiros bem preparados.

Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o assunto e veja também em nosso blog o post que mostra os 5 erros de pós-venda que podem destruir o seu negócio.

 

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