Qual a diferença de um lead qualificado para um lead desqualificado?

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Utilizar as estratégias de marketing digital para obter vendas é uma forma de melhorar os resultados da empresa. Contudo, nem todas as oportunidades geradas estão preparadas para fazer uma aquisição.

Para obter os melhores efeitos, é essencial saber reconhecer um lead qualificado de um desqualificado. Assim, as ações serão bem direcionadas e poderão gerar resultados diferenciados.

A seguir, veja qual é a diferença de um lead qualificado para um desqualificado e entenda mais sobre o processo.

Afinal, para que serve a qualificação de leads?

Para começar, é válido compreender que a etapa de qualificação tem um propósito importante: descobrir quais são as pessoas que estão preparadas para a compra. A partir dessa classificação das oportunidades, o time de marketing e de vendas identifica quem está propenso a tomar uma decisão naquele momento.

A qualificação também ajuda a orientar os esforços. Ao saber quem são as pessoas mais preparadas para a compra, os agentes de venda podem agir de forma estratégica. Como consequência, há um direcionamento de ações para as oportunidades que se mostram interessantes.

Ao ter foco no lead qualificado, o vendedor tem um poder de persuasão ampliado e precisa empreender menos esforços. Com maior rapidez e eficiência na conversão, diminuem os custos de aquisição do cliente.

O que diferencia um lead qualificado de um desqualificado?

A principal diferença entre uma oportunidade com alta qualificação de um que não possui essa característica é a localização no funil de vendas. Quando está qualificada, ela tem grandes chances de ser convertido porque está à procura de uma solução específica.

Ou seja, o lead qualificado, em geral, está no fundo do funil, pronto para receber uma proposta. O desqualificado, ao contrário, está nos estágios iniciais e pode até jamais ser convertido.

Além de tudo, a oportunidade com elevada qualificação tende a ser a tomadora de decisão, com influência direta no processo. O desqualificado, ainda que tenha interesse, pode não ser o responsável por decidir sobre a compra.

Os proprietários de e-commerce sabem o quão importante é manter um bom fluxo de vendas para que o negócio possa crescer, consolidar-se no mercado e alcançar cada vez mais consumidores. No entanto, atrair leads qualificados para a sua loja virtual não é uma missão tão simples. Na verdade, é preciso conhecer a melhor forma de gerar mais vendas para o seu e-commerce. Neste artigo, iremos mostrar como as campanhas no Google AdWords podem ajudar a sua loja virtual a ampliar as conversões e a manter um bom tráfego de visitantes. Mesmo que você nunca tenha usado o Google AdWords, as dicas que vamos apresentar também são muito úteis para quem está começando a utilizar essa estratégia de divulgação. Não perca! 1. Faça um planejamento da campanha Antes de iniciar qualquer projeto de divulgação, é importante separar um tempo para planejar cada ação da campanha. Com o Google AdWords não é diferente. Mesmo que o foco seja gerar mais vendas, o empreendedor precisa definir alguns pontos, como: O objetivo é ampliar as vendas de produtos específicos? A campanha será focada em todos os itens da loja? As promoções serão o ponto principal da divulgação? Depois de definida essa parte, o empreendedor pode passar para a etapa de quanto investir e por quanto tempo a campanha no Google AdWords permanecerá ativa. 2. Saiba quem é o seu público-alvo Para que uma campanha no Google AdWords consiga gerar boas vendas para o seu e-commerce, é fundamental conhecer bem quem é o seu público-alvo, assim, a segmentação dos anúncios será muito mais assertiva. Para aumentar as vendas com Google AdWords é preciso definir a localidade do seu público, idade, sexo, interesses e hábitos, aplicando todas essas características em sua campanha. 3. Encontre as palavras-chave ideais para a campanha no Google AdWords Para quem nunca realizou uma campanha no Google AdWords o termo palavra-chave pode parecer um pouco estranho. Mas, é importante saber que esse recurso é um dos mais importantes e que ajudará o seu e-commerce a obter mais vendas com a campanha. O Google AdWords trabalha com um certo número de palavras-chave que são inseridas nas campanhas e nos anúncios. É por meio dessas keywords que se dá a conexão entre o público-alvo e a sua loja virtual. Por isso, a lista de palavras-chave deve conter termos que estejam associados ao seu produto ou serviço e que são amplamente utilizados pelos consumidores quando eles estão procurando por algo semelhante na internet. Por exemplo, se o seu e-commerce vende itens de cama, mesa e banho, na lista de palavras-chave, é interessante conter termos como: toalha de banho, lençol de casal, jogo de cama, entre outros. Para identificar quais são os termos mais buscados, o empreendedor pode realizar pesquisas no planejador de palavras-chave do Google AdWords. 4. Contrate o suporte de uma agência especializada Nos itens acima, apresentamos dicas para gerar mais vendas no seu e-commerce, porém, o Google AdWords é uma ferramenta complexa que precisa de conhecimentos específicos para gerenciá-la e obter bons resultados. Para que as campanhas possam gerar mais vendas no seu e-commerce por meio do Google AdWords, uma dica importante é contratar uma agência especializada em marketing digital. Os profissionais altamente qualificados irão projetar campanhas assertivas e bem estruturadas, impulsionando as vendas da sua loja virtual. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre Google AdWords, veja também em nosso blog o post que mostra como o Google AdWords pode ajudar a sua empresa a crescer.

Como fazer a qualificação dos leads?

Para chegar à conclusão que alguém é um lead qualificado é essencial executar a etapa de lead scoring, pontuação ou qualificação. Essa fase é feita a partir da definição de critérios que estabelecem uma “pontuação” para cada oportunidade.

Os fatores dependem do negócio, do processo de vendas e do tipo de produto oferecido. Um e-commerce, por exemplo, pode qualificar as oportunidades de acordo com seu comportamento de navegação na página ou até com informações básicas, como idade e sexo. Uma loja de roupas femininas dará maior pontuação para visitantes do sexo feminino, já que são propensas à compra.

Já uma loja física, que não faz entregas, poderá qualificar os leads de acordo com a geolocalização. Pessoas de outros estados, por exemplo, receberão uma pontuação menor que quem estiver na cidade com a loja.

Também são utilizados outros critérios, como se a pessoa é o tomador de decisão, a profissão (para vendas B2B), o poder aquisitivo. A partir da soma dos pontos, os com maior número são os qualificados e podem receber a atuação do time de vendas.

Um lead qualificado está mais próximo da compra em relação a um desqualificado. Ao compreender essa diferença e ao executar a etapa de qualificação, o negócio poderá vender mais e com maior facilidade. Para adotar a estratégia, considere ter o apoio de uma agência de marketing especializada, pois os recursos certos auxiliam o processo.

Ficou com alguma dúvida sobre essa fase? Conte nos comentários e compartilhe suas impressões!

 

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