Conheça 5 soluções de marketing digital para PMEs

Compartilhar

Você já ouviu falar do empresário Richard Branson? Ele é o criador do grupo Virgin, ligado a música e revistas, além de investir em aviação, biocombustíveis e até mesmo em viagens aeroespaciais. Mas, no começo nem sempre foi assim. Ele largou a escola e se arriscou no mundo dos negócios quando tentou competir com marcas como a Coca-Cola e Pepsi, além de ter tentando lançar uma revista para estudantes sem muito sucesso.

Naquela época, final dos anos 60, a prática de empreender não era tão fácil quanto agora. Publicidade e patrocínio eram caros. Hoje, quem quer investir conta com ferramentas e soluções de marketing digital para PMEs. A escalada de Richard Branson ao sucesso teria sido mais tranquila se naquela época existisse a internet e o marketing digital.

Se você é pequeno e médio empreendedor e procura por melhorias para o seu negócio, não deixe de conferir na sequência a lista com as 5 soluções de marketing digital para PMEs.

1. Faça do seu website um potente meio de conversão

Um dos objetivos do marketing digital é trazer potenciais clientes que estão no ambiente online para trafegar no website da sua empresa e, posteriormente, adquirir os seus produtos ou serviços. Para isso acontecer, no entanto, é necessário desenvolver um site com design atrativo, conteúdos relevantes e que seja funcional para os clientes.  

Outro ponto importante para explorar as soluções de marketing digital para PMEs é inserindo todos os dados de contato da empresa no site. Para meios como chat online e e-mail, é interessante que os consumidores consigam contatar a sua empresa apenas com um simples clique no botão indicativo. Hoje, dificilmente os clientes anotam em papel os dados de contato das companhias, pois tudo é realizado rapidamente pelas ferramentas digitais.

2. Facilite a navegação em dispositivos móveis

Aproximadamente 42% do tráfico da internet vem de clientes cujo o acesso é feito pelos celulares e esse número tende a crescer ainda mais. Pensando nisso, o pequeno e médio empreendedor deve utilizar uma plataforma responsiva, isto é, que adapte o layout do site para todos os dispositivos móveis.soluções de marketing digital para PMEs

3. Faça um projeto de SEO

De acordo com IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), apenas em 2015 a publicidade online movimentou mais de 9 bilhões de dólares. E uma das soluções de marketing digital para PMEs mais exploradas é a otimização dos sites por meio da técnica conhecida como SEO (Searching Engine Optimization). Com ele, a sua página pode ficar bem posicionada organicamente nos principais buscadores da internet.

Para isso, é necessário realizar um trabalho focado em palavras-chaves que têm a ver com o seu negócio e com os interesses do público-alvo.

4. Redes sociais são ótimas soluções de marketing digital para PMEs

O uso de redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e outras mais que estão para nascer vai muito além de lançar promoções ou mostrar os produtos. Nas mídias sociais, a sua empresa tem a chance de interagir diretamente com os clientes mais fiéis e todos aqueles que apresentam interesse pela sua marca.

É justamente por conta dessa aproximação e consequente exposição que os empreendedores precisam ficar atentos. Ter cautela ao projetar os posts e também ao responder os questionamentos dos seguidores é essencial. Para definir uma estratégia de marketing digital efetiva e segura para o seu negócio, a dica é contar com o suporte de agências especializadas nesse serviço.  

5. Valorize também os e-mails marketing

Desde que a internet se firmou como canal de interação entre clientes e empresas, o e-mail marketing vem sendo utilizado. No entanto, com a chegada das redes sociais e com a reputação nem sempre positiva, esse meio acabou perdendo espaço.

Mas o e-mail marketing é uma das soluções de marketing digital para PMEs mais acessíveis. Além disso, a taxa de cliques pode ser de 50 a 100 vezes melhor em comparação as mídias sociais, de acordo com a empresa americana MailMunch, especializada na geração de lead.

No artigo de hoje, mostramos para você 5 soluções de marketing digital para PMEs. Se você gostou das dicas, não deixe de conferir também em nosso blog o post que mostra como o marketing digital pode tirar sua empresa do buraco.

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias