10 dicas simples em vendas online que fazem toda diferença

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Ter uma loja virtual, ao contrário do que muitos pensam, não é tão simples assim. Há vários desafios pelo caminho, desde a concepção da loja até a manutenção diária e as estratégias para o aumento das vendas online.

Por isso, elaboramos este artigo com uma lista de dicas simples para as quais todo empreendedor deveria se atentar. Confira!

1. Seja empreendedor

Não pense que ter uma loja virtual é apenas ter um site em que você vai expor os seus produtos. Trata-se de um negócio que precisa ter estrutura e planejamento para que tudo funcione corretamente.

Tenha uma equipe de funcionários, um local para estoque, um planejamento de logística, um departamento de compras, financeiro, marketing e quantos outros forem necessários de acordo com o seu negócio e com as funções que você consegue absorver.

2. Tenha um plano de negócios

Elabore o seu plano de negócios considerando aonde você quer chegar, ou seja, seus objetivos. Crie uma identidade para sua empresa, uma marca forte e atrativa, analise o mercado e seus concorrentes, fornecedores, colaboradores e o que mais você achar necessário.

Com todas as informações no plano, elabore suas estratégias de vendas e de divulgação — afinal, não basta ter a loja no site, é preciso divulgá-la.

3. Crie metas e acompanhe os resultados

Para aumentar suas vendas online, é preciso ter metas e acompanhar seus resultados para saber se suas estratégias estão ou não dando certo. Acompanhe os relatórios e fique de olho no Google Analytics.

4. Conheça o seu público

Saiba quem são as pessoas que precisam e se interessam pelo que você tem a oferecer. Desenvolva o perfil do seu público com o máximo de informações possíveis, apontando também, seus interesses, desejos, necessidades e capacidades.

5. Facilite a navegação para aumentar as vendas online

Proporcione uma experiência positiva aos visitantes da sua loja, facilitando a navegabilidade. Isso inclui uma fácil localização dos produtos, poucas transações entre a home e a página final de efetivação da compra, títulos e descrições específicos, por exemplo.

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6. Explore imagens atrativas

As fotos dos produtos influenciam muito na decisão de compra de um cliente. Comprar pela internet tem a desvantagem que o cliente não pode segurar e ver de perto o produto, mas há vantagens quando você coloca fotos bonitas e atrativas, que mostrem que o produto é tudo o que o cliente sempre quis.

7. Seja verdadeiro

Não coloque imagens ou descrições falsas sobre um produto, como também não prometa prazos de entrega que não podem ser cumpridos. Essas ações só vão proporcionar experiências negativas e isso pode se alastrar se esse cliente for para as redes sociais, por exemplo.

Cuidado: as pessoas estão cada vez mais recorrendo à internet para saber a experiência que outras pessoas tiveram sobre uma empresa ou produto. Por isso, sempre proporcione experiências positivas.

8. Forneça bons canais de relacionamento

Muitas vendas são efetivadas por meio de canais de relacionamento que estavam disponíveis para esclarecer dúvidas. Tenha sempre à disposição e-mail, box de mensagens, chats online e linhas de telefone. Seu cliente precisa saber que você está disponível para atendê-lo.

Isso passa uma sensação de confiança, pois ele sabe que, se algo der errado na compra, há meios de entrar em contato com a empresa para resolver.

9. Ofereça opções de pagamento

Um dos motivos das pessoas procurarem as lojas virtuais para fazerem suas compras é o fato de oferecer opções de pagamento e de parcelamento que muitas lojas físicas não disponibilizam.

Assim, procure colocar opções com diferentes tipos de cartões de crédito, boleto bancário, débito em conta e, até mesmo, os sistemas eletrônicos como PayPal e PagSeguro, por exemplo.

10. Disponibilize opções de entrega

Há quem não se importa com a demora da entrega, desde que pague pouco por ela ou que seja grátis, mas há também quem tenha urgência no pedido e não se importa em pagar um pouco mais para ter em mãos a compra tão desejada.

Oferecer opções de entrega também é uma forma de proporcionar uma experiência positiva aos visitantes da sua loja e, assim, aumentar suas vendas online.

Gostou das nossas dicas para vendas online? Dê uma lida também em 5 erros comuns em estratégias de vendas que você deve evitar.

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