4 dicas para reduzir o seu custo de aquisição de clientes em tempos de crise

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Falar em crise nem sempre é falar em coisas ruins. Quando uma crise se instala, é possível perceber oportunidades de negócios que não eram tão evidentes quando a economia estava em alta. Ou seja, é o momento certo para repensar algumas atitudes e tornar a sua empresa mais eficiente com menos recursos.

Uma dessas oportunidades de melhoria está no custo de aquisição de clientes (CAC), que pode se tornar um diferencial competitivo bastante interessante para você, já que à medida que o CAC diminui, o seu retorno financeiro aumenta.

Mas como reduzir o custo de aquisição de clientes em tempos de crise? Confira quatro dicas agora mesmo!

Segmente ao máximo seu público nas estratégias de marketing digital

Quanto melhor direcionadas forem as suas estratégias de marketing digital, menor será o seu custo de aquisição de clientes, já que você atinge cada lead com mais eficácia. A segmentação serve exatamente para isso: determinar com maior precisão quem é o seu público-alvo, quais são suas necessidades e como chegar até ele com mais facilidade, elevando o número de conversões sem aumentar os gastos.

Compartilhe o seu conhecimento: invista em marketing de conteúdo

Nunca tivemos tanta gente buscando informação online quanto agora. Por isso mesmo é o momento de você mostrar o know-how da sua empresa compartilhando o conhecimento que possuem, sem amarras. À medida que você mostra o que faz e o quanto sabe, mais as pessoas se sentem confiantes em comprar da sua empresa. É o chamado marketing de conteúdo.

Essa questão vai de encontro ao novo perfil de consumo, que consiste em clientes cada vez mais conscientes de suas decisões, seja por meio de pesquisas na internet ou da busca por indicações para a compra de produtos e serviços. Isso, por sua vez, muda todo o conceito sobre a tradicional forma de fazer marketing. Afinal, seus clientes já não são facilmente ludibriados com ações em outdoors, folders, comerciais de rádio e TV, que têm um custo mais elevado, não têm tanta precisão para acertar o target e são difíceis de mensurar o retorno sobre o investimento (ROI).

O marketing de conteúdo é o maior aliado das empresas que estão em busca de melhores resultados em tempos de crise. Ele exige muito mais dedicação do que investimentos, quando comparado às demais ações de marketing. Contudo, é uma estratégia de médio e longo prazo. Por isso deve ser considerada como parte de um conjunto de ações de inbound marketing, auxiliando na redução do custo de aquisição de clientes no decorrer do tempo.

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Mantenha-se presente na vida dos seus leads

Se você pretende diminuir o seu custo de aquisição de clientes, nada melhor do que usar uma ferramenta de e-mail marketing ou de automação de marketing para a nutrição de leads conferindo um relacionamento mais próximo de seus potenciais clientes.

Ambas as ferramentas são altamente eficazes em levar os mais variados tipos de mensagens para a sua base de leads como ofertas, promoções, bônus, conhecimento – nutrição de leads com marketing de conteúdo – e outras oportunidades de negócios que incentivam a interação e o engajamento com a sua marca.

Aprimore sua performance acompanhando os resultados para reduzir o custo de aquisição de clientes

Para saber se você está no caminho certo para reduzir o custo de aquisição de clientes, é preciso acompanhar os resultados em tempo integral, comparando a performance das ações periódico e frequentemente.

Conforme você otimiza as suas ações para reduzir o CAC, é possível elevar o ROI, tirar maior proveito dos seus investimentos e superar esta fase com mais tranquilidade.

Em tempos de crise é preciso pensar no marketing com criatividade e contornar as situações difíceis com uma boa dose de inovação, sempre prezando pela experiência do cliente com a sua marca. É preciso ter claro em mente que nesses momentos o melhor a ser feito é cortar custos, não os investimentos que geram receita.

À medida que você desenvolve novas maneiras de atrair e converter os clientes, reduz gradativamente o CAC e adquire uma performance mais competitiva na web.

Quer continuar aprendendo a aproveitar a crise como uma forma de crescimento para a sua empresa? Confira neste artigo o que você precisa saber para não chorar durante a crise, mas sim vender lenços e ganhar muito mais!

 

 

 

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