Promover adequadamente um negócio é fundamental para o seu sucesso. É a partir dessas ações de mercado que novas pessoas são alcançadas, além de fortalecer o posicionamento da marca. Sem esse tipo de tática, o estabelecimento ficaria estagnado, lidando com a falta de atenção e menor poder de transações.
Porém, nem toda ação pode ser considerada positiva. Se o objetivo é conquistar resultados concretos e que possam ser repercutidos e otimizados, é conveniente estruturar um bom plano de divulgação e marketing.
Nessa situação, alguns erros de divulgação mais comuns podem colocar tudo a perder. Veja quais são 4 dessas falhas e entenda por que acontecem:
1. O uso de linguagem inadequada é bastante frequente
Na hora de fazer divulgação, não é incomum ver empresas que utilizam uma linguagem pouco condizente com o público para quem estão falando, e esse é um dos erros de divulgação mais comuns.
Isso acontece em negócios jovens, que usam linguagens engessadas demais, por exemplo. O inverso também não é incomum – e pode igualmente comprometer a credibilidade do empreendimento.
Como o propósito geralmente consiste em atrair gente qualificada e interessada no que a empresa oferece, não falar a língua de sua audiência deprecia os resultados. A exploração atenta sobre esses elementos deve ser encaminhada, gerando uma linguagem estratégica.
2. A cópia de fórmulas de sucesso sem adaptação também é um problema
Outro entre os erros de divulgação mais comuns é a cópia exata de fórmulas de sucesso, como o que está sendo feito na concorrência.
Você provavelmente já se deparou com uma empresa que se inspirou de mais no logotipo da outra ou que fez uma ação só porque todo mundo estava usando.
Esse é um equívoco já que, em primeiro lugar, nem tudo o que está em alta nesse sentido se encaixa no seu negócio. Além disso, simplesmente usar o que é moda, sem nenhum contexto, leva a marca a perder identidade.
O ideal é ficar de olho nas tendências e adaptá-las para a realidade do empreendimento, de forma a obter o melhor dessas possibilidades.
3. A falta de objetivos e métricas atrapalha a consolidação de resultados
Também não é incomum ver empresas que começam o processo sem definir claramente os objetivos. Isso faz com que qualquer resultado não seja considerado bom ou ruim, já que não havia um ponto de interesse inicial.
A falta de métricas é outro fator que também atrapalha a análise dos efeitos. Não sabendo como aferir cada ação, torna-se inviável ter dados que sejam consistentes e confiáveis. Não dá para identificar tendências ou mesmo reconhecer o que funciona melhor para o negócio.
4. A falta de uma equipe profissional é um dos erros de divulgação mais comuns
Mesmo cientes sobre a importância de uma boa estratégia, muitas empresas decidem fazê-la sem o apoio de uma equipe profissional.
Isso leva a atuação a ser totalmente amadora. Além de não trazer resultados efetivos, ainda pode comprometer o posicionamento da marca, que passa a ser vista de maneira menos profissional.
A não ser que a organização conte com uma equipe de marketing já consolidada, o ideal é contratar uma agência especializada, de modo a garantir que tudo ocorra como o previsto.
Depois de conhecer os erros de divulgação mais comuns, a sua empresa estará menos propensa a cometê-los. Dessa forma, os efeitos vão ser melhores e o retorno, muito mais interessante.
Você já cometeu alguma dessas falhas? Comente e compartilhe suas experiências.