Conheça 4 motivos que fazem a sua empresa ficar no prejuízo

Compartilhar

Algumas decisões e ações podem acabar afetando o crescimento e a saúde da sua empresa, em curto ou longo prazo. Não adianta culpar somente os fatores externos se os problemas de gestão também são responsáveis para a sua empresa ficar no prejuízo.

De acordo com uma matéria divulgada pela revista Exame, três a cada dez pequenas empresas acabam fechando por volta dos dois anos de atividade. Mas tal quadro pode ser revertido, e as probabilidades ruins diminuídas, se algumas posturas forem mudadas.

Ainda não sabe quais são os motivos que fazem a sua empresa ficar no prejuízo? Leia o post e veja alguns dos erros mais comuns dos donos de negócio, para facilitar a sua percepção. Quem sabe assim você identifique melhor alguns dos erros que você próprio tem cometido?

1. Não ter um plano de negócios

Um passo fundamental antes de iniciar qualquer negócio é ter um planejamento. E por isso vale a pena fazer um plano de negócios, porque ele funciona como seu orientador na hora de tomar decisões.

Se essa ferramenta for muito bem detalhada, o gestor terá um conhecimento completo sobre a empresa. O que possibilita uma análise dos processos, para saber se esses são viáveis ou não.

No seu planejamento devem estar incluídos os objetivos, sua área de atuação, o que você coloca no mercado, seus fornecedores, a localização geográfica e os principais concorrentes. Além disso, deve estar detalhado quanto de investimento será feito para lançar e manter a empresa.

2. Desconhecer o mercado faz a empresa ficar no prejuízo

Lançar-se no mercado sem conhecê-lo pode ser uma missão enormemente arriscada. Fazer um investimento sem conhecer o nicho de mercado pode levar o negócio ao prejuízo. Isso porque cada mercado tem a sua peculiaridade, de modo que cada nicho requer táticas diferentes.

Esse entendimento não deve ser apenas uma etapa inicial. É importante que o empreendedor busque constante atualização, pois as novidades estão surgindo cada vez mais rapidamente.

empresa ficar no prejuízo

Se a sua empresa não se antecipa diante das tendências, é bem possível que fique para trás. Para evitar que o seu negócio feche as portas, pesquise as informações relevantes, mantenha contato com outros empresários, e a partir daí defina suas estratégias de mercado.

3. Contratar funcionários sem a capacitação necessária

Um problema grave e que pode fazer a empresa ficar no prejuízo é a contratação de pessoal despreparado. Pode ser muito comum que pequenas empresas, de caráter familiar, admitam parentes e amigos, tomando a confiança como fator principal na escolha para a função.

Mas essas pessoas podem não ser capacitadas o suficiente para lidar com as responsabilidades do cargo. Para que a empresa sobreviva, os melhores candidatos devem ficar com o trabalho. Especialmente em cargos de alto escalão.

Lembre-se que o gestor deve sempre investir em capacitação. Se existem amigos e familiares na empresa, exija deles o comprometimento necessário e forneça treinamento. Colaboradores capacitados trabalham com mais qualidade e motivação.

4. Não ter controle financeiro

Se o gestor desconhece os gastos e investimentos dos períodos de atuação da empresa, fica difícil saber se há lucro ou se a empresa seguirá para o vermelho. Todas as despesas devem ser organizadas, desde as corriqueiras (água, luz, internet), a folha de pagamento dos funcionários e também os custos variáveis — como, por exemplo, fretes e embalagens.

É interessante centralizar as informações do setor financeiro, a fim de ver mais rapidamente o que causa maior impacto no seu negócio.

Tudo deve ser muito bem acompanhado e analisado periodicamente.

Um gestor deve agir com transparência e trabalhar com seriedade, não importa o segmento ou tamanho da empresa. A arrogância é uma atitude desprezível para um empreendedor. Sempre há o que aprender.

Algum desses é o problema que faz a sua empresa ficar no prejuízo? Diga as suas impressões aqui no post!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias