Fidelização de clientes: onde devo focar?

Compartilhar

O cliente fiel pode ser considerado uma das maiores riquezas de uma empresa. Isso porque quem gosta de sua marca e costuma comprar com você funciona como um verdadeiro núcleo de divulgação e atração para novos clientes em potencial, além de espalhar uma imagem muito positiva do seu negócio no mercado.

Também vale a pena salientar que o investimento feito no encantamento de clientes fidelizados oferece um custo-benefício muito mais em conta do que os gastos usados para a prospecção de novos compradores. Mas, então, onde você deve investir para garantir a fidelização de clientes? Continue a leitura deste post que responderemos à sua pergunta!

Invista no atendimento ao público

É preciso atender o cliente como você gostaria de ser atendido, se possível, superando as suas expectativas. Positivamente, é claro! Investir em atendimento é um pré-requisito para o sucesso de qualquer negócio, e um ótimo atendimento funcionará como o seu diferencial, uma vez que garante ações mais exclusivas e que dificilmente serão “repetidas” pela concorrência.

É preciso captar os sinais de cada cliente para que o atendimento seja personalizado, ou melhor, que tudo saia de acordo com as necessidades dele e vislumbre a solução do problema que ele apresenta. Para isso, vale a pena definir o estilo de abordagem e desenvolver a sensibilidade dos vendedores, pois só assim eles conseguirão ouvir o cliente e se colocar no lugar dele.

Investigue bem o seu público-alvo

Para garantir a fidelização de clientes é fundamental conhecer muito bem o público-alvo da sua empresa. Só assim todas as ações poderão ser bem direcionadas para essas pessoas, ou seja, de forma que estas se harmonizem com suas estratégias de marketing e vendas.

Um bom passo é realizar pesquisas, verificar os níveis de satisfação, armazenar cadastros com informações úteis (contatos, localização, hábitos de compra, etc.). Em resumo: faça o que for preciso para saber exatamente quem é o público com o qual sua marca está lidando.

fidelização de clientes

Retenha os clientes fiéis com condições diferenciadas

Os clientes fidelizados devem ser tratados de maneira especial pela empresa. É uma maneira bastante justa de retribuir os ganhos que o negócio obteve com eles. Isso também contribui para que o cliente se sinta especial para a marca, estreitando mais ainda o relacionamento.

Por isso traga condições especiais de preço e/ou pagamento, anuncie lançamentos para esse público em primeira mão e, principalmente, valorize a opinião dele. Nada o fará se sentir mais importante para a empresa do que vivenciar claramente um tratamento diferenciado.

Monitore todas as ações direcionadas à fidelização de clientes

Tudo o que a empresa faz para conquistar a fidelização de clientes deve ser monitorado e os resultados precisam ser adequadamente mensurados. Só assim você terá um retorno a respeito das suas estratégias, podendo também identificar os acertos e corrigir erros, caso eles existam.

Neste caso, o feedback dos clientes pode ser muito importante, por isso trabalhe o pós-venda e saiba como a experiência funcionou para eles. Assim, você descobrirá diretamente com o seu público-alvo o que precisa ser aprimorado.

Todo o processo deve ser visto como um movimento cíclico e virtuoso: quanto mais a empresa monitorar, conhecer o público e criar estratégias, mais fácil será alcançar a fidelização de clientes.

O que achou dessas dicas? Deseja esclarecer alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário com perguntas e/ou sugestões!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias