Diariamente, vemos e ouvimos notícias sobre o impacto da crise econômica para o empresário. Demitir funcionários, reduzir os gastos e até fechar as portas da empresa têm sido preocupações recorrentes para quem tem uma empresa. Por isso, você deve ter ficado curioso ao ler o título do artigo e perceber que sim, existem empresas que, de fato, estão crescendo, mesmo em tempos difíceis. Essas empresas estão adotando estratégias inovadoras, que permitem que fiquem à frente da concorrência e consigam vantagem competitiva para continuar crescendo independentemente do momento desfavorável. Se você quer saber quais são essas empresas e que estratégias elas adotam para crescer na crise, confira o artigo completo!
Betalabs
A parceria com agências de marketing digital foi fundamental para que a empresa tivesse, em 2014, o faturamento de 4 milhões de reais. Ao adotar essa estratégia, a Betalabs conseguiu focar em sua especialidade, que é o fornecimento de tecnologia para gestão, enquanto as agências cuidavam do site de e-commerce. Essa foi a saída para crescer na crise.
Project Builder
Para conseguir crescer na crise apesar das intempéries, a empresa de software para gerenciamento de projetos focou na geração de valor para os clientes no processo de atendimento, com metas agressivas para o marketing e trabalhando com inbound marketing. O inbound marketing trabalha com o compartilhamento e criação de conteúdo relevante direcionado ao público-alvo para atrair clientes.
Rapiddo
Quando a ideia é boa e atende a necessidade real das pessoas, as chances de a empresa crescer na crise são grandes. Foi o que aconteceu com a Rapiddo, um empreendimento que oferece serviço de entregar rápidas. O modelo inovador, de entregadores em nuvem, possibilita que o cliente seja atendido pelo entregador mais próximo. Tanto o pedido como o pagamento são feitos on-line e o pedido é acompanhado em tempo real.
Uatt?
Se o produto é bonito e tem design inovador, a empresa chama a atenção mesmo em meio a uma crise econômica. A proposta da Uatt? é justamente essa, mas com o mercado em crise, ela precisou adotar algumas estratégias diferenciadas de gestão, como rever os processos internos e focar nas prioridades. Hoje a rede tem 65 unidades, entre lojas próprias e franqueadas, e tornou-se um dos exemplos de empresa que conseguiu crescer na crise.
Sweethings
Quem disse que não se pode agregar valor em empreendimentos voltados à alimentação? A Sweethings apostou na criação de novos sabores e em qualidade de produto para conquistar clientes. Mesmo abrindo as portas em meio à crise, em janeiro de 2015, já teve faturamentos mensais significativos e surpreendentes. A estratégia é fazer o possível para manter os preços mais acessíveis ao consumidor.
Como é possível crescer na crise?
Em primeiro lugar, repensar as estratégias e os processos da empresa é fundamental. É preciso adaptar-se em tempos difíceis e, mais do que nunca, ouvir as necessidades reais do cliente, que passa a investir somente em algo que realmente lhe seja valioso. Vale também ficar atento às novas estratégias de marketing que estão no mercado (e dando bastante certo!).
Em meio a um período tão difícil, empresas com estratégias inovadoras nos mostram que é possível crescer na crise.
Você adotou alguma estratégia diferenciada em sua empresa para contornar os efeitos negativos da crise? Conte para nós nos comentários!