Como você mensura as vendas na sua empresa?

Compartilhar

Muitos empreendedores ainda não têm uma noção perfeita sobre como mensurar as vendas da empresa realizadas por meio de mídias digitais. E, de fato, é um pouquinho complicado.

Afinal, os resultados dependem de uma infinidade de dados. Mas é por isso que uma agência de performance pode ajudar. Ela analisa indicadores que são realmente importantes e que fornecem uma visão completa sobre como anda seu negócio.

Quer ver só? Conheça, a seguir, o que uma agência de campanhas pode apresentar para você!

Funil de vendas: uma ferramenta estratégica usada pela agência de mídia digital

A agência de mídia digital, ou agência de campanhas, se preferir, elabora suas estratégias baseada em uma ferramenta chamada funil de vendas. Ele mostra toda a jornada do cliente, desde que ele conhece a empresa, até o momento em que fecha uma negociação.

As etapas do funil fazem parte de uma jornada de compra, e são divididas da seguinte maneira.

Aprendizado e descoberta

No topo do funil, a agência de performance desenvolve ações que apresentem a empresa ao cliente. Por meio de materiais ricos, infográficos e e-Books, o cliente entende mais sobre o negócio e pode preencher um call to action mais tarde.

Reconhecimento do produto e consideração da solução

Nesta fase, a agência de mídia digital visa estratégias que qualifiquem seus leads. Ou seja, que fazem com que eles entendam que o seu produto pode suprir as necessidades que ele tem.

Decisão de compra

O fundo do funil, por sua vez, é a efetivação oficial da venda. A relação de confiança, aqui, já está estabelecida e seu conteúdo passa a reafirmar ao cliente que você é o parceiro ideal para ele.

Taxa de conversão: o resultado mais importante para seu negócio

Com base nos resultados do funil de vendas, é possível avaliar a taxa de conversão de seus clientes. Ou seja, quantos deles – os leads – realmente compraram com você.

O objetivo dessa métrica é mostrar como está o retorno financeiro para sua empresa. São usadas algumas fórmulas matemáticas para se chegar ao número certo.

Ela também pode ser aplicada em todas as etapas do funil, porque há quem efetive uma compra antes mesmo do fim da jornada. A agência de campanhas passa para você os dados exatos sobre visitantes que se tornaram leads, leads que se tornaram oportunidades, e oportunidades que viraram clientes.

Caso a taxa de conversão não esteja satisfatória, a agência de mídia digital entra em cena para implementar otimizações. Por exemplo, ela pode identificar que os resultados não estão bons porque o seu site ou rede social não tem um design intuitivo para fechar uma compra.

Ou que falta utilizar ferramentas adequadas, como pop-ups e scroll-boxes para chamar a atenção do cliente. Ela também faz testes para saber qual é o melhor formato de formulário para disponibilizar ou qual é a disposição mais adequada de instruções e produtos na tela, por exemplo.

É tudo muito completo, não é mesmo? Uma agência de performance pode fazer tudo isso e muito mais para que você compreenda melhor como andam suas vendas.

Por isso, considere contratar uma o quanto antes! E para saber mais sobre essas e outras dicas para melhorar sua presença na internet, assine a nossa newsletter.

Comentário no facebook

Categorias