Desde que o Google redefiniu os parâmetros de rankeamento dos sites, muito se tem falado a respeito de quais seriam exatamente os fatores que influenciam diretamente no bom posicionamento de um site nos mecanismos de busca.
A partir da divulgação dos resultados do “Estudo iProspect: Comportamento de Usuários em Mecanismos de Busca” (iProspect Search Engine User Behavior Study), foi possível observar que 62% dos usuários clicam nos links que aparecem na primeira página de busca, 19% mudam para a segunda página e apenas 9% chegam até a terceira. Ou seja, diante destes números, fica evidente que é crucial para o negócio aparecer entre os primeiros resultados de busca.
Como o SEO nas redes sociais pode influenciar no posicionamento
As opiniões são divergentes acerca da afirmação de que o SEO nas redes sociais pode ou não influenciar diretamente no posicionamento que o site ocupa nos resultados dos mecanismos de busca.
Vamos citar como exemplo o buscador mais utilizado para pesquisas, o Google. Sabe-se que esta ferramenta não se baseia em número de usuários ou seguidores de um perfil, ou curtidas em uma fanpage, mas sim na qualidade e relevância do conteúdo que é publicado — não só no site — mas também nas redes sociais vinculadas a ele.
Portanto, partindo dessa premissa, podemos concluir o quão importante é zelar pelo conteúdo publicado no site e nas redes sociais. Mas veja, quando falamos em conteúdo, temos que ter em mente que isso abrange relevância, escrita (tanto a parte gramatical, como o tipo de linguagem empregada) e frequência de publicação.
Afinal, uma publicação cheia de erros gramaticais, informações inconsistentes ou desatualizadas, com intervalos muito grandes entre uma publicação e outra, transmitem a impressão de desleixo com o site e/ou rede social.
Você pode saber mais sobre como a produção de conteúdo aumenta a geração de leads, que traz algumas dicas importantes sobre a influência que o conteúdo exerce no usuário e porque pode se tornar o fator determinante para a conversão de vendas.
Ok. E o que mais, além do conteúdo? Apareça, interaja e seja acessível!
O SEO nas redes sociais trabalha o conceito de estar presente e interagir. Portanto, responder aos comentários dos usuários gera proximidade e confiabilidade. Além disso, disponibilize também as opções de contato sempre de forma fácil de serem encontradas. Informações como o link para o site, telefone, endereço, e-mail ou até whatsapp, possibilitam ao usuário encontrá-lo de forma fácil e rápida. Portanto, assegure-se de que estas informações estejam sempre atualizadas e corretas, de modo a facilitar a navegabilidade.
Uma imagem vale mais do que mil palavras (muitas vezes)
E falando em navegabilidade, imagens são sempre bem vindas, mas pense no seu usuário primeiro. O carregamento de muitas imagens ou mesmo de uma imagem pesada, pode se tornar uma experiência desagradável. Sendo assim, use o bom senso na escolha da sua publicação e pense sempre que o seu cliente em potencial pode estar acessando o conteúdo via mobile.
A boa prática nas redes sociais
Algumas atitudes podem influenciar negativamente no SEO das redes sociais. Fuja delas!
Em primeiro lugar, tenha em mente que o Google penaliza a prática do plágio. Ou seja, não copie um texto sem os devidos créditos. Essa prática pode ser a responsável por obter classificação negativa “aos olhos” dos mecanismos de buscas e, consequentemente, provocar a queda no rankeamento.
Da mesma forma que a falta de frequência transmite o desleixo, o excesso pode torná-lo um chato nas redes sociais e fazer com que as pessoas deixem de segui-lo.
Além disso, observe sempre a Política de Utilização para evitar punições. Saber o que pode e o que não pode ser publicado no Facebook, por exemplo, evita o transtorno e o constrangimento de receber sanções e/ou punições que poderiam ser evitadas, se estivesse ciente dos termos e regulamentos. Este também pode ser um fator influenciador negativo.
Entenda melhor sobre a importância do gerenciamento de mídia e como esse serviço pode ajudá-lo a gerar leads e alavancar o seu negócio, garantindo resultados consistente na aplicação do SEO nas redes sociais.
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