Por que aliar CRM à estratégia de marketing digital nas PMEs

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Quem se arrisca no mercado vendendo produtos ou serviços está sempre em busca de soluções para expor mais suas mercadorias, tornar sua marca mais conhecida e obter mais credibilidade junto aos clientes, apresentando diferenciais em relação à concorrência. Seguindo essa filosofia, entre os recursos criados nos últimos anos, está o CRM. Trata-se de algo que pode ser um grande aliado das PMEs, principalmente para a estratégia de marketing digital, ou seja, o formato de divulgação feito pela internet se utilizando de blogs, e-mails marketing e anúncios pagos.

O que é e como alavancar suas vendas na web utilizando o CRM? Confira na íntegra!

O conceito de CRM

O CRM, sigla em inglês para Customer Relationship Management, é um termo que confunde muitas pessoas que pensam que se trata apenas de um software. Mas a gestão de relacionamento com o cliente é algo que envolve todo um contexto de análise de indicadores e métricas.

Auxiliados por um programa que fará o gerenciamento dos dados, a equipe responsável pela divulgação e relacionamento com o cliente formulará e colocará em prática as melhores soluções para que a marca se torne mais atrativa e sólida diante de potenciais clientes e também para os compradores que precisam ser fidelizados.

O CRM em favor da estratégia de marketing digital

Como dissemos anteriormente, o CRM trabalha com informações valiosíssimas para serem utilizadas em todas as fases do ciclo de vendas, ou seja, desde a hora em que determinada marca ou produto é percebida pelas pessoas, até o momento em que elas se tornam verdadeiras defensoras e divulgadoras daquilo que compram e consomem. Abaixo temos alguns exemplos do que esse sistema de gestão pode fazer para a sua empresa na estratégia de marketing digital:

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  • Percepção da empresa sobre quais são as estratégias que tem dado um melhor retorno para o negócio;
  • Compreensão sobre quais são os locais de atuação mais rentáveis;
  • Possibilidade de um entendimento mais assertivo sobre quem é o seu público-alvo, dado proporcionado por uma compilação de dados gerenciados pelo sistema, informando quem realmente interagiu com a sua marca e em até qual fase do ciclo de vendas elas foram;
  • Possibilitar o estudo da criação de novos produtos relacionados à sua estratégia de marketing digital, como e-books e whitepapers, que possibilitarão a formação de autoridade de sua marca diante do grande público e envolvam soluções que estes estão buscando com relação ao seu nicho de negócios;
  • Fidelizar clientes a partir de campanhas e interações segmentadas, utilizando uma linguagem próxima e oferecendo produtos ou outras soluções que fariam a diferença na realidade destes.

A utilização do CRM pode oferecer, além das vantagens acima, diversas outras que vão sendo descobertas aos poucos a partir de um trabalho árduo de estudos a respeito de estratégias e do entrosamento entre os responsáveis pela tarefa de divulgar a marca e interagir com os clientes. Afinal de contas, de nada adianta uma grande infraestrutura e ótimas ferramentas de trabalho se a mão de obra não acompanha todas as possibilidades oferecidas.

Ideal para PMEs

Um dos principais fatores que fazem com que a utilização do CRM seja uma ferramenta de trabalho ideal para PMEs na estratégia de marketing digital são os custos envolvidos em todo o processo. Dá para fazer um trabalho extremamente bem desenvolvido, executado e com um retorno acima das expectativas, a um custo relativamente baixo.

Ainda tem dúvidas sobre a utilização do CRM ou gostaria de compartilhar com a gente a sua experiência com a ferramenta? Aproveite os comentários abaixo e participe da conversa!

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