O cargo de gerente de marketing e vendas é um dos mais importantes em uma empresa. É uma função de muita confiança, pois o profissional é responsável pelo sucesso comercial do negócio, além de exigir diversas habilidades e conhecimentos.
Quer obter bons resultados em um mercado bastante concorrido? Conheça as 4 habilidades que todo gerente de marketing e vendas deve ter e entenda como uma escolha certa pode alavancar as suas vendas!
1. Motivação da equipe
É atividade comum do gerente de marketing e vendas desenvolver estratégias que viabilizem as metas traçadas nos planos de diretrizes da empresa. Para isso, o gerente monta uma equipe da qual é responsável pelo trabalho, a fim de conseguir os resultados pretendidos. Como um líder, é preciso que ele consiga transmitir a importância das tarefas e objetivos a serem cumpridos, e ser o primeiro interessado em vencer.
Saber lidar com o material humano é tão importante quanto entender de técnicas de vendas. Administre as críticas focando nos elogios, ressaltando as vitórias conquistas com o trabalho em equipe.
2. Os diferenciais de um gerente de marketing e vendas
Apresentar boas soluções e alternativas para momentos de recessão econômica é um diferencial que todo gerente de marketing e vendas deve ter. É importante saber a atual situação da empresa, sem maquiar resultados ou aplicar ideias incertas. Explore o máximo do marketing digital para apresentar estratégias que aumentem o faturamento da empresa, investindo em fidelização de clientes e produção de conteúdo atraente que evite publicidade tradicional de alto custo.
O gestor deve também conhecer suas atividades para que possa se organizar de maneira a facilitar sua rotina e dos demais funcionários envolvidos, tendo em mente que ele é o exemplo a ser seguido. Confira o artigo 5 métricas de marketing digital que as PMEs precisam acompanhar e saiba mais como montar um bom planejamento de marketing digital.
3. Administração de resultados
Um bom gerente de vendas domina os resultados numéricos e pessoais do setor, se pautando em embasamentos concretos e não em suposições para trabalhar as projeções para o futuro. As tabelas e gráficos mostram não somente o que foi alcançado ou deixou de ser, mas abre um leque de possibilidades a serem explorados na busca por melhorias e novas ideias. Saber interpretar os erros e acertos é ideal para tomar as próximas decisões, fazendo projeções equilibradas e realistas para o setor.
4. Diversificação
Para fugir da estagnação, o mercado atual apresenta bastante diversidade em seus produtos e serviços, tornando o centro da atenção dos negócios a relação com o cliente e não somente o produto ou serviço que se tem a oferecer. Faz parte das funções do gerente de marketing e vendas conhecer as brechas do mercado para novos investimentos e expansões, apresentando novas ideais que mantenha a imagem da empresa em destaque em relação às outras.
Quer manter-se atualizado sobre tecnologias, estratégias e até mesmo sobre a vida das pessoas? Descubra novidades interessantes para atrair novos clientes e não perder os atuais no artigo “Quanto investir para ter resultados em Marketing Digital”!