Aumentar as vendas está entre os objetivos de toda empresa atuante no mercado. São elas que garantem a sobrevivência de uma marca e até novos investimentos em melhorias e expansão da atuação. Por isso, é muito importante manter-se sempre atualizado sobre novas possibilidades para atrair clientes e fechar negócios.
Entre essas oportunidades está a internet, que diminuiu a distância entre as pequenas e médias empresas e seu público consumidor. Graças a ela, negócios locais conseguem atingir todo o Brasil e até outros países.
Mas você já parou para pensar em como exatamente fazer isso? Conhece todos os recursos que estão disponíveis para empresas do porte da sua?
Não se preocupe, é para isso que estamos aqui. Veja agora como o inbound marketing vai ajudar a sua empresa a vender mais.
O que é inbound marketing?
Chamamos de inbound marketing um conjunto de estratégias utilizadas para atrair novos consumidores para uma marca. Existem diversos conceitos diferentes sobre como essas estratégias se alinham, mas o mais importante é que elas aconteçam simultaneamente, de forma a trazer resultados em curto, médio e longo prazos.
De maneira geral, ele é composto pelas suas estratégias com anúncios online (Google Adwords), sua atuação e manutenção de relacionamento com clientes nas redes sociais, e todas as táticas aplicadas para a encontrabilidade orgânica da sua marca no Google (SEO).
Como aplicar o inbound marketing na minha empresa?
O primeiro passo para iniciar uma estratégia de inbound marketing na sua empresa é entender as suas necessidades, ou seja, ter objetivos claros. Em seguida, é importante avaliar se você pode absorver esse trabalho com uma equipe interna ou se a melhor opção é contratar uma agência parceira. Nesse sentido, você deve ter em mente que esse é um trabalho extenso e que precisa de bastante tempo de dedicação. Ter profissionais qualificados e experientes faz toda a diferença nos resultados que virão no futuro.
Como aumentar as vendas com esse tipo de estratégia?
Todo fluxo de vendas começa por um primeiro contato. Seja um cartão entregue em um evento ou uma propaganda vista na televisão. No caso do inbound marketing esse primeiro contato acontece por meio dos conteúdos publicados por você. Sejam eles anúncios no Google, posts nas redes sociais ou textos em blogs. Mas para tanto não é suficiente apenas postar essas informações. Você deve compreender que esse é apenas o primeiro passo do usuário dentro do funil de vendas. Portanto, toda estratégia de inbound marketing deve ser aliada a um plano de apreciação e conclusão da venda.
Como usar esses métodos para aumentar a relevância de uma marca?
Uma venda não é feita somente com base em argumentos racionais. Muitas vezes, grande parte do convencimento de um cliente é feito com base em sensações e conexões emocionais. Por isso, é muito importante que a sua marca se mostre relevante para aquela pessoa. Seja porque ela se identifica com o seu posicionamento, porque você é líder de mercado ou porque a ajudou a solucionar um problema. Nesse sentido, a produção de conteúdo é fundamental, pois aprofunda o conhecimento que as pessoas têm sobre a sua empresa. Quando bem trabalhado, ele pode até mesmo aumentar as chances de conexões emocionais com os fãs da marca.
O inbound marketing é um importante aliado para qualquer empresa que precisa aumentar as vendas. Por isso, dobre as mangas e comece logo a trabalhar em uma estratégia de anúncios e na produção de conteúdo original e relevante.
Você aplica alguma dessas táticas na sua estratégia de marketing? Conte nos comentários como elas funcionam para o seu negócio.