PMEs: como uma segmentação de mercado pode ajudar a sua empresa a ser reconhecida?

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O mercado definitivamente não é feito somente de grandes corporações. Existe muito espaço para que as PMEs prosperem. Isso acontece porque elas costumam ter maior capacidade de adaptação ao cenário econômico. Ou seja, qualquer variação de mercado pode ser percebida facilmente e adotadas mudanças dentro de casa para acompanhar as demandas. Nesse sentido, entender exatamente o que é a segmentação de mercado é fundamental para que o caminho de sucesso da sua marca seja trilhado.

Veja agora como a segmentação de mercado ajuda a sua empresa a ser reconhecida.

O que é a segmentação de mercado?

A segmentação de mercado nada mais é que a identificação da fatia exata do mercado na qual a sua empresa atuará. Vamos tomar como exemplo o caso de uma floricultura. Apesar de ser um negócio bastante específico, é importante que os administradores dessa empresa saibam exatamente quais pessoas desejam atingir com suas estratégias.

Ela pode ser voltada exclusivamente para profissionais da área, como decoradores de interiores ou paisagistas. Pode ser pensada para o público geral, que não tem um conhecimento profundo sobre plantas. Ou ainda, especializar-se em vender coroa de flores para velórios. Cada um desses segmentos necessita de uma abordagem diferente frente ao seu público.  

Por que me especializar é o segredo do sucesso?

Para PMEs, ter uma abordagem muito generalista é um risco, pois não há espaço para se especializar em nada. Nesse cenário, que diferença faz para o consumidor comprar na sua loja ou em um grande comércio concorrente?

segmentação de mercado

O que faz as pessoas optarem por pequenas marcas é justamente a segmentação de mercado. Ou seja, o fato de que aquela empresa é especialista no assunto e, portanto, pode oferecer um atendimento focado nas necessidades do cliente.

A experiência do cliente conta

Quando opta por uma marca em detrimento à outra, o cliente leva em consideração alguns pontos diferenciais importantes. Entre eles está a experiência passada que ele teve com a empresa escolhida. Isto é, se foi bem atendido, se teve suas dúvidas respondidas etc. Para uma PME, esse tipo de atendimento só é possível se ela conhecer a fundo as necessidades dos seus clientes, se souber qual é a relevância de seus produtos para solucionar problemas reais. Num cenário em que a maioria das empresas pequenas e médias não têm pessoal ou orçamento para pesquisas aprofundadas, esse conhecimento só será possível se existir uma segmentação de mercado clara.

É possível ter uma PME em segmentos diferentes do mercado?

Nada impede que uma pequena ou média empresa seja presente em segmentos diferentes do mercado. Mas nesse ponto é preciso ter bastante cuidado para que as linhas de trabalho não se confundam. O importante é que você tenha tempo para se especializar e adotar estratégias diferenciadas para cada um deles. Ou seja, que você enxergue essa segmentação como braços diferentes dentro de uma mesma marca e que, portanto, precisam de olhares distintos entre eles.

Para uma pequena ou média empresa, a segmentação de mercado é o segredo do sucesso. Somente com uma abordagem especializada é possível vencer a concorrência e oferecer aos clientes a personalização que eles precisam.

Você entende exatamente qual é o segmento do mercado que a sua empresa atua? Existe uma diferenciação quanto às diferentes soluções que você oferta? Conte nos comentários como acontece essa gestão administrativa na sua empresa.

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