Trabalhar com uma estratégia capaz de atrair contatos e fidelizar clientes é o sonho de todas as empresas, não é mesmo? Mas, esse objetivo já não é mais uma utopia para as marcas graças ao inbound marketing.
O interessante é que essa estratégia segue técnicas diferenciadas para atrair e reter os clientes. Por exemplo, o marketing tradicional baseia o seu trabalho em chegar aos consumidores oferecendo para eles uma série de propagandas nos mais diferentes canais. Essa abordagem muitas vezes interfere na jornada do cliente e pode ser enxergada como algo invasivo.
Já com o inbound marketing esse processo muda, pois todo o trabalho é realizado para que o próprio cliente procure pela empresa. Essa atração é acontece por meio de conteúdos criados justamente para atrair os clientes por meio de conteúdos relevantes e voltados para as necessidades específicas de um determinado público.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre as técnicas utilizadas para atrair contatos por meio do inbound marketing, não deixe de conferir a sequência deste artigo, pois iremos explicar um pouco mais dessa estratégia de sucesso.
Saiba como funciona o inbound marketing
Vimos que o inbound marketing é capaz de atrair os clientes por meio de conteúdos de qualidade e interessantes para o público-alvo. Um diferencial é que para cada estágio do funil de vendas que o cliente está, os conteúdos são produzidos quase que de forma personalizada, atendendo as principais necessidades dos consumidores. Claro que também há nesses materiais estímulos para que o cliente avance para o próximo estágio e se torne uma conversão.
Mas, para conseguir utilizar as técnicas e acompanhar a estrutura do inbound marketing, as marcas precisam primeiro conhecer o seu público-alvo. Por isso, a criação da persona (personagem fictício que representa os seus clientes em potencial) é fundamental para que as ações de inbound marketing alcancem bons resultados na atração de contatos. Após essa etapa de elaboração da persona, as companhias podem seguir para a produção de conteúdos de acordo com o estágio do funil de vendas.
Conheça as técnicas aplicadas em cada fase do inbound marketing
Ao definir quem você quer atingir, o próximo passo é saber como chegar nessas pessoas com informações relevantes e sem ser invasivo. Para isso, o plano de conteúdo do inbound marketing precisa ser feito com base nas fases do funil de vendas. São elas:
Atração: essa é a primeira etapa das estratégias de inbound marketing e visa ampliar o tráfego qualificado da sua companhia nos canais online, como blog, site ou redes sociais através de conteúdos de qualidade. Nem sempre quando os clientes chegam nessa etapa eles querem de fato comprar um produto ou serviço, muitas vezes estão só pesquisando.
Conversão: já nesse estágio, é comum a companhia já ter conseguido um bom volume de visitantes em seus canais online, então, o próximo passo é converter esses visitantes em leads, ou seja, transformá-los em pessoas com real potencial de compra.
Venda: conhecida como a fase primordial do inbound marketing, essa etapa tem como foco avaliar o potencial de compra dos clientes que já estão bem informados sobre a sua área, produto ou serviço e traçar uma abordagem mais comercial com os consumidores que estão prontos para fechar um negócio com a sua empresa.
Encantamento: como abordado, o inbound marketing não apenas atrai os contatos, ele também foca no relacionamento pós-venda do cliente com a marca. Após concluir um negócio, é iniciada a fase de encantamento do consumidor com objetivo de transformá-lo em um propagador espontâneo da sua empresa, atraindo assim cada vez mais contatos.
No artigo de hoje, mostramos as principais técnicas utilizadas no inbound marketing para atrair contatos, converter leads e encantar os clientes. Se você gostou das dicas e quer ter um plano de marketing eficaz em sua empresa, clique aqui e agende uma conversa sem compromisso com um de nossos representantes especializados.