Você já deve saber que comunicação é um grande desafio, seja no marketing digital, ou no marketing tradicional, o que escrever no folder, como posicionar-se nas redes sociais, de qual forma vamos conduzir textos e artigos para o blog ou folders da empresa. No mundo do empreendedorismo, comunicação com o cliente é tudo!
A concorrência é cada vez maior em todos os setores, por isso, para se destacar, é necessário atingir o público-alvo de forma assertiva, convencendo-o do valor que a sua empresa, produtos e serviços têm. Com isso separamos algumas dicas que podem ser usadas nas pequenas e médias empresas que precisam melhorar a comunicação com o cliente:
1. Seja direto sempre!
Não importa se você está elaborando uma propaganda ou se está atendendo o cliente diretamente na empresa, seja objetivo e sem rodeios. As pessoas são ocupadas, precisam dividir o pouco tempo que têm entre vários compromissos, a última coisa que querem é uma empresa que “enrola” na hora de transmitir uma mensagem.
2. Conheça o seu público
A única forma de se comunicar bem com os clientes é conhecer o perfil deles. Sua empresa atende homens, mulheres ou ambos? Qual a faixa etária? Qual o estilo de vida? Qual é o tipo de comportamento que pode ser identificado?
O empreendedor não pode ficar olhando apenas para si mesmo, uma boa comunicação começa conhecendo o cliente, para, então, elaborar estratégias que possam ser eficientes para atingi-lo.
3. Domine o assunto
Todo mundo que for se comunicar com clientes precisa saber do que está falando. Se você é o gestor de uma empresa, deve orientar todos os seus colaboradores, para que estejam aptos para esclarecer as dúvidas que os consumidores possam ter sobre o produto ou serviço.
Se o cliente tiver uma pergunta e a empresa não souber dar uma resposta, pode considerar um cliente perdido, pois a imagem institucional acaba saindo muito prejudicada.
4. Saiba usar a melhor mídia
Nos dias de hoje, muitos meios de comunicação estão disponíveis para que a empresa se comunique com seus clientes. Talvez, ao usar todos eles o empreendedor não consiga focar em nenhum e não obtenha os resultados desejados.
Identifique qual é o melhor meio para transmitir a sua mensagem e trabalhe em cima dele.
5. Escute!
Incentive os seus clientes a darem um feedback sobre o produto ou a empresa e dê atenção a isso. Preste atenção nas críticas para melhorar.
A melhor forma de aperfeiçoar a comunicação é testá-la em diferentes formatos medindo os resultados, podemos ajudá-lo, inclusive, a entender tudo aquilo que não está 100% no seu site, aproveite a planilha de diangóstico que formatamos e descubra qual a nota do marketing digital da sua empresa e em quais pontos você precisa melhorar