O que levar em consideração para atrair clientes?

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Em tempos de instabilidade financeira, atrair clientes se tornou um dos principais desafios das companhias. Isso acontece porque os consumidores adotam um comportamento mais cauteloso nesses períodos de recessão, analisando uma série de fatores antes de decidir por comprar ou não um determinado produto ou serviço.

Por isso, para atrair clientes para o seu negócio, é fundamental traçar uma abordagem diferenciada, que desperte o interesse do consumidor desde o início da interação com a marca.

Mas, se você não sabe o que levar em consideração na hora de planejar e executar as estratégias para atrair clientes para o seu negócio, não deixe de conferir na sequência as dicas que separamos para te ajudar.

Saiba quem são os seus clientes em potencial

O primeiro passo para elaborar boas estratégias que visam atrair clientes é saber quem são as pessoas que podem de fato se interessar pelos produtos ou serviços da sua companhia. É importante fazer uma análise do mercado e do público-alvo, assim será possível levantar informações importantes sobre o target, como:

  • Hábitos de consumo
  • Preferências e expectativas
  • Necessidades atuais
  • Faixa etária
  • Profissão
  • Localização geográfica

Com esses dados em mãos, basta analisá-los com calma e projetar a persona do seu negócio – personagem fictício que retrata o cliente ideal. Ao realizar essa etapa, fica muito mais simples planejar uma comunicação direcionada para o seu público-alvo.

atrair clientes

Boa interação é estratégia para atrair clientes

Estabelecer uma comunicação clara, criativa e simples com o seu público-alvo é essencial para atrair clientes nos dias de hoje. Mas, para isso, é necessário aplicar uma linguagem adequada e elaborar conteúdos específicos para cada fase da jornada do cliente.

De uma forma simplificada, a jornada do cliente é a ferramenta utilizada pelas empresas para conhecer o caminho percorrido pelo consumidor durante o processo de compra. Por meio de uma análise detalhada desse percurso, é possível desenhar uma estratégia apropriada para gerar os resultados esperados. A seguir, listamos os três pilares da jornada do cliente e as formas de se comunicar com o público em cada um deles:

Aprendizado e descoberta: a comunicação estabelecida pela empresa deve ter como foco ajudar o cliente a identificar a sua “dor” para que, no futuro, ele tenha interesse pelo produto ou serviço da sua marca.

Consideração da solução: nesse estágio da jornada, os conteúdos precisam ser mais específicos e detalhados, pois os clientes já sabem quais são os seus problemas e buscam maneiras de resolvê-los de forma assertiva.

Decisão de compra: na fase final da jornada é importante que a comunicação seja mais direta, por isso, a empresa deve se posicionar como a melhor opção do mercado, apresentando cases de sucesso, depoimentos de clientes, entre outras ações que comprovem a excelência do seu negócio.

Conhecer o público-alvo e traçar uma comunicação assertiva são pontos importantes que você deve considerar na hora de elaborar o plano que visa atrair clientes para o seu negócio e impulsionar as vendas. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como o marketing digital ajuda a sua empresa a conquistar mais clientes.

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