PMEs: 5 passos para iniciar a sua estratégia de marketing

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Pequenas e médias empresas, independente de segmento e tamanho estão se destacando cada vez mais no mercado, principalmente por sua presença digital. É fato que uma boa estratégia de marketing aliada a uma execução eficiente pode trazer excelentes resultados.

As empresas que investem em estratégias de marketing digital, possuem mais chances de se sobressair no mercado, isso porque um bom plano de marketing valoriza e amplia a visibilidade da sua marca.

Aumentar o número de vendas e a cartela de clientes são conquistas e consequências de uma estratégia de marketing digital bem sucedida, por exemplo. Continue a leitura e saiba como iniciar uma estratégia de marketing para a sua empresa.

Como definir uma estratégia de marketing?

Antes de mais nada, é interessante contar com a ajuda e atenção de profissionais especializados no ramo para desenvolver uma boa estratégia de marketing. Apostar em estratégias de marketing digital é um bom caminho a seguir, principalmente se você possui uma PME. De forma que, por meio das plataformas digitais, sua marca alcance maior visibilidade através da distribuição de conteúdo e consiga gerar mais leads.

1. Analisar o ambiente e seus concorrentes de mercado

É importante ter conhecimento de fatores internos e externos que de alguma forma influenciam o seu negócio. E também, é fundamental colocar no papel seus pontos fortes e fracos como marca, para assim, conseguir desenvolver uma estratégia de marketing focada na resolução dos seus problemas reais.

Além disso, deve-se definir e separar uma verba específica para as ações que serão realizadas, caso contrário, não será possível sustentar a estratégia de marketing a longo prazo e isso pode afetar os resultados.

2. Conheça e entenda quem são os seus clientes e desenvolva buyer personas

É fundamental que você entenda e conheça quem são os consumidores dos seus produtos ou serviços. Só assim, é possível definir mais precisamente qual conteúdo deve ser produzido para alcançar esse público.

As buyer personas ou personas, são perfis fictícios que representam o cliente ideal para uma empresa. Através da persona é possível compreender melhor os problemas enfrentados pelo público-alvo e apresentar soluções. Estratégias de marketing com buyer personas bem definidas tendem a gerar resultados mais positivos.

Além de humanizar mais a marca, já que o perfil da buyer persona representa um personagem mais complexo, com interesses específicos e proporciona a chance de conversa entre empresa e potencial consumidor de forma mais segmentada, ainda facilita o direcionamento de conteúdo diretamente para semelhantes que buscam as mesmas soluções.

Os proprietários de e-commerce sabem o quão importante é manter um bom fluxo de vendas para que o negócio possa crescer, consolidar-se no mercado e alcançar cada vez mais consumidores. No entanto, atrair leads qualificados para a sua loja virtual não é uma missão tão simples. Na verdade, é preciso conhecer a melhor forma de gerar mais vendas para o seu e-commerce. Neste artigo, iremos mostrar como as campanhas no Google AdWords podem ajudar a sua loja virtual a ampliar as conversões e a manter um bom tráfego de visitantes. Mesmo que você nunca tenha usado o Google AdWords, as dicas que vamos apresentar também são muito úteis para quem está começando a utilizar essa estratégia de divulgação. Não perca! 1. Faça um planejamento da campanha Antes de iniciar qualquer projeto de divulgação, é importante separar um tempo para planejar cada ação da campanha. Com o Google AdWords não é diferente. Mesmo que o foco seja gerar mais vendas, o empreendedor precisa definir alguns pontos, como: O objetivo é ampliar as vendas de produtos específicos? A campanha será focada em todos os itens da loja? As promoções serão o ponto principal da divulgação? Depois de definida essa parte, o empreendedor pode passar para a etapa de quanto investir e por quanto tempo a campanha no Google AdWords permanecerá ativa. 2. Saiba quem é o seu público-alvo Para que uma campanha no Google AdWords consiga gerar boas vendas para o seu e-commerce, é fundamental conhecer bem quem é o seu público-alvo, assim, a segmentação dos anúncios será muito mais assertiva. Para aumentar as vendas com Google AdWords é preciso definir a localidade do seu público, idade, sexo, interesses e hábitos, aplicando todas essas características em sua campanha. 3. Encontre as palavras-chave ideais para a campanha no Google AdWords Para quem nunca realizou uma campanha no Google AdWords o termo palavra-chave pode parecer um pouco estranho. Mas, é importante saber que esse recurso é um dos mais importantes e que ajudará o seu e-commerce a obter mais vendas com a campanha. O Google AdWords trabalha com um certo número de palavras-chave que são inseridas nas campanhas e nos anúncios. É por meio dessas keywords que se dá a conexão entre o público-alvo e a sua loja virtual. Por isso, a lista de palavras-chave deve conter termos que estejam associados ao seu produto ou serviço e que são amplamente utilizados pelos consumidores quando eles estão procurando por algo semelhante na internet. Por exemplo, se o seu e-commerce vende itens de cama, mesa e banho, na lista de palavras-chave, é interessante conter termos como: toalha de banho, lençol de casal, jogo de cama, entre outros. Para identificar quais são os termos mais buscados, o empreendedor pode realizar pesquisas no planejador de palavras-chave do Google AdWords. 4. Contrate o suporte de uma agência especializada Nos itens acima, apresentamos dicas para gerar mais vendas no seu e-commerce, porém, o Google AdWords é uma ferramenta complexa que precisa de conhecimentos específicos para gerenciá-la e obter bons resultados. Para que as campanhas possam gerar mais vendas no seu e-commerce por meio do Google AdWords, uma dica importante é contratar uma agência especializada em marketing digital. Os profissionais altamente qualificados irão projetar campanhas assertivas e bem estruturadas, impulsionando as vendas da sua loja virtual. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre Google AdWords, veja também em nosso blog o post que mostra como o Google AdWords pode ajudar a sua empresa a crescer.

3. Tenha bem claro a sua meta e objetivo

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing é imprescindível que se estabeleçam metas e objetivos a serem alcançados. Discutir se a estratégia de marketing será focada no digital ou se terá apoio de mídias tradicionais também é importante.

Com objetivos traçados e organização da estratégia, fica mais fácil definir o restante do plano e saber qual rumo se está tomando conforme é colocada em ação a estratégia de marketing. Com o tempo é possível perceber se está mais próximo do seu objetivo e se o seu plano de marketing vem sendo eficiente.

4. Otimizar o website da sua marca

O site da sua empresa deve acompanhar a sua estratégia e isso significa utilizar da técnica de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que a otimização para ferramentas de busca.

Taxa de carregamento de páginas, muita informação e um website confuso podem prejudicar os seus negócios. É essencial que o site da sua marca seja otimizado para melhorar a visibilidade e divulgação da sua empresa em sites de busca como o Google, por exemplo.

5. Forme um time de profissionais competentes para cada função

Para estruturar a sua estratégia de marketing e quando for colocar em ação o seu plano, é interessante contar com a ajuda de empresas especialistas no assunto, ou profissionais qualificados e com experiência no ramo.

Se contratar um time novo ainda não está no seu plano, existem empresas especializadas e qualificadas para cuidar da sua estratégia de marketing digital. Introduzir a sua marca na web é um método eficiente de divulgação constante que pode fazer a diferença para o seu negócio.

Lembre-se também que um calendário de atividades e planejamento é fundamental para manter controle de todas as ações realizadas. Além do monitoramento constante e que além de trazer as métricas de resultado, auxiliam para a segmentação do seu público e constante atualização e direcionamento da sua estratégia de marketing.

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