Pequenas e médias empresas, independente de segmento e tamanho estão se destacando cada vez mais no mercado, principalmente por sua presença digital. É fato que uma boa estratégia de marketing aliada a uma execução eficiente pode trazer excelentes resultados.
As empresas que investem em estratégias de marketing digital, possuem mais chances de se sobressair no mercado, isso porque um bom plano de marketing valoriza e amplia a visibilidade da sua marca.
Aumentar o número de vendas e a cartela de clientes são conquistas e consequências de uma estratégia de marketing digital bem sucedida, por exemplo. Continue a leitura e saiba como iniciar uma estratégia de marketing para a sua empresa.
Como definir uma estratégia de marketing?
Antes de mais nada, é interessante contar com a ajuda e atenção de profissionais especializados no ramo para desenvolver uma boa estratégia de marketing. Apostar em estratégias de marketing digital é um bom caminho a seguir, principalmente se você possui uma PME. De forma que, por meio das plataformas digitais, sua marca alcance maior visibilidade através da distribuição de conteúdo e consiga gerar mais leads.
1. Analisar o ambiente e seus concorrentes de mercado
É importante ter conhecimento de fatores internos e externos que de alguma forma influenciam o seu negócio. E também, é fundamental colocar no papel seus pontos fortes e fracos como marca, para assim, conseguir desenvolver uma estratégia de marketing focada na resolução dos seus problemas reais.
Além disso, deve-se definir e separar uma verba específica para as ações que serão realizadas, caso contrário, não será possível sustentar a estratégia de marketing a longo prazo e isso pode afetar os resultados.
2. Conheça e entenda quem são os seus clientes e desenvolva buyer personas
É fundamental que você entenda e conheça quem são os consumidores dos seus produtos ou serviços. Só assim, é possível definir mais precisamente qual conteúdo deve ser produzido para alcançar esse público.
As buyer personas ou personas, são perfis fictícios que representam o cliente ideal para uma empresa. Através da persona é possível compreender melhor os problemas enfrentados pelo público-alvo e apresentar soluções. Estratégias de marketing com buyer personas bem definidas tendem a gerar resultados mais positivos.
Além de humanizar mais a marca, já que o perfil da buyer persona representa um personagem mais complexo, com interesses específicos e proporciona a chance de conversa entre empresa e potencial consumidor de forma mais segmentada, ainda facilita o direcionamento de conteúdo diretamente para semelhantes que buscam as mesmas soluções.
3. Tenha bem claro a sua meta e objetivo
Para desenvolver uma boa estratégia de marketing é imprescindível que se estabeleçam metas e objetivos a serem alcançados. Discutir se a estratégia de marketing será focada no digital ou se terá apoio de mídias tradicionais também é importante.
Com objetivos traçados e organização da estratégia, fica mais fácil definir o restante do plano e saber qual rumo se está tomando conforme é colocada em ação a estratégia de marketing. Com o tempo é possível perceber se está mais próximo do seu objetivo e se o seu plano de marketing vem sendo eficiente.
4. Otimizar o website da sua marca
O site da sua empresa deve acompanhar a sua estratégia e isso significa utilizar da técnica de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que a otimização para ferramentas de busca.
Taxa de carregamento de páginas, muita informação e um website confuso podem prejudicar os seus negócios. É essencial que o site da sua marca seja otimizado para melhorar a visibilidade e divulgação da sua empresa em sites de busca como o Google, por exemplo.
5. Forme um time de profissionais competentes para cada função
Para estruturar a sua estratégia de marketing e quando for colocar em ação o seu plano, é interessante contar com a ajuda de empresas especialistas no assunto, ou profissionais qualificados e com experiência no ramo.
Se contratar um time novo ainda não está no seu plano, existem empresas especializadas e qualificadas para cuidar da sua estratégia de marketing digital. Introduzir a sua marca na web é um método eficiente de divulgação constante que pode fazer a diferença para o seu negócio.
Lembre-se também que um calendário de atividades e planejamento é fundamental para manter controle de todas as ações realizadas. Além do monitoramento constante e que além de trazer as métricas de resultado, auxiliam para a segmentação do seu público e constante atualização e direcionamento da sua estratégia de marketing.